Pesquisar neste blogue

domingo, 23 de abril de 2017

LISTA NEGRA DOS POLUIDORES EM TORRES NOVAS- RIBEIRA DA BOA ÁGUA,VALA DAS CORDAS, PAÚL DO BOQUILOBO E ALMONDA

(escrito em meados de 2016)

PARA QUEM TINHA DÚVIDAS AÍ FICA A LISTA DOS PREVARICADORES EM TORRES NOVAS
Ao contrário do que a manipulação da opinião pública tem tentado fazer crer, a lista de poluidores em Torres Novas é muito extensa e brevemente irá ultrapassar os 40 prevaricadores. Mas quem foi que disse que só há uma empresa a prevaricar? E então os outros todos não contam? A isso eu chamo-lhe branqueamento e manipulação da opinião pública visando interesses estranhos mesmo obscuros.
Com base nestas situações estranhas comuniquei ao Ministério do Ambiente e diversas outras Entidades e vai tudo ser investigado pra ninguém se ficar a rir.
Mas então a Comissão de Ambiente desta Câmara Municipal de Torres Novas, está cega ou está a comissionar o quê? Demitam-se se têm um pingo de vergonha na cara e pensam ser filhos de boa gente! Mas e é claro que eu não acredito que se demitam e em bloco, pois estão todos comprometidos e nomeadamente já com planos pessoais para as próximas eleições autárquicas. de 2017.
Sugiro que utilizem a lista junta pois não conhecem o problema ambiental e aparentemente nem moram em Torres Novas. Fiquem bem. Veja a lista já a seguir e que parece não ser incomodativa.
A LISTA NEGRA DO AMBIENTE EM TORRES NOVAS
É a nossa #Torresleaksambiente Sendo para já só a parcial do Concelho...,de Torres Novas pois a totalidade é qualquer coisa de absurdo.Mapa dos prevaricadores ambientais em Torres Novas. Desconheço o que as Delegações Regionais da Quercus terão andado a fazer nos últimos anos pois não conseguem enxergar tanta empresa a poluir! Idem para a Protejo, pois não terão tempo para se preocuparem com tanta gente a poluírem os afluentes do Tejo. Talvez exista uma terceira visão para o Ambiente! Estou a esforçar-me para acreditar que tudo isto tem sido por mero acaso e estas associações irão mudar/inflectir a sua intervenção já a curto prazo. Talvez antes do fim deste 2016. Espero!Passará a ser a nossa lista #Torresleaksambiente sobre o Almonda e o Ribeiro da Boa Água, Serradinha, das Cordas e a Reserva do Paul do Boquilobo. .
Para já fica aqui a lista de quem faz o quê junto da Ribeira da Boa Água e que por motivos estranhos esta Autarquia teima em esconder. e alinha em comícios apontando somente à Fabriólio. O Sepna de Torres Novas duma forma algo estranha também não sabe o que se passa no Concelho de Torres Novas. Isso inclui vistas curtas diariamente na estradas onde são deixados cair grandes volumes de efluentes diversos por camiões de certas empresas. Há uma certa dualidade na interpretação de algumas leis e nomeadamente de denuncias. Ainda preciso com mais pertinência, se eu ou outro ligados ao ambiente, chamamos a linha SOS ou até o fixo de Torres Novas a dizer que se passam coisas estranhas nesse momento, então será/seria curial que essa situação seja/fosse investigada de imediato e nesses minutos seguintes e não em horas ou até no dia seguinte, Ou nunca! Pois nesse caso poderei dizer que fizeram de propósito para não haver provas a recolher, e nem autos a estabelecer.! Num caso e já foram vários, poderei questionar mas afinal que faz o Sepna em ou de Torres Novas ?A população de Torres Novas também deve saber o que se está a passar sendo que alguns estarão a ser manipulados. Claro que outros portugueses mesmo não residentes têm direitos e nomeadamente o de lutar por um ambiente melhor.
Aqui fica o levantamento que foi feito para detectar focos de poluição que afectam o rio ALMONDA.
É uma lista aberta, ou seja, pode ser completada por si. Se souber de mais algum foco poluidor envie-o para mim, mesmo se for funcionário dum poluidor ou desta autarquia, para sabermos quem realmente polui a Ribeira da Boa Água e todo o ALMONDA.. As fontes de informação não serão divulgadas podendo até virem directamente para o meu email pessoal: sebastiao.boss@hotmail.com e obrigado.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LISTA DOS PREVARICADORES - SENDO ALGUNS BASTANTE CONHECIDOS DAS AUTORIDADES E DA POPULAÇÃO E OUTROS NEM POR ISSO. Uns terão tido coberturas diversas, ao longo dos anos, outros assim assim e outros inclusive são perseguidos. Há de tudo desde o próprio Estado, até para-estatais!. Uma coisa é certa ninguém gosta de ver aqui o seu nome e eu falando por mim gostaria de não a publicar ou que nem sequer existisse.------------------------------------------------------------------------
Em conclusão as autoridades terão de tomar medidas e óbviamente que as mesmas podem nem passar por encerramentos, pois isso só em último caso. Refiro-me a muitas outras medidas algumas das quais passarão certamente pelas Águas do Ribatejo e que estão indicadas no meu blog. Terá de ser criado um plano vertical e abrangente e que ainda nem sequer existe no papel. Obrigado a todos os que me têm feito chegar estas informações. Lamento que o Sepna desconheça estas empresas e locais de descarga e espero que agora com esta lista nas mãos o Sepna comece a trabalhar em pleno. É preciso é coragem! Fica aqui um link directo ao ondrive se quiserem enviar para alguém....ou etc.     https://1drv.ms/w/s!Av-YnwfXeodDikPae76YA4LZGqKJ
1 - Escola de Polícia de Torres Novas
2 - Cadeia de Torres Novas
3 - Crit - Centro de Recuperação e Integração de Torres Novas
4 - Santa da Ladeira - Pecuária
5- Componatura - VALORTEJO lda e Pentanatura LDa
6- Stand Auto BENTO CAMIONS
7- Lavagem Auto Pita, aguas contaminadas com hidrocarbonetos.
8- Lavagem da Ponte Nova, águas contaminadas com hidrocarbonetos.
9- Torres shopping .
10- Antiga PTN.(agora jj Louro)
11- Enviroil - Tem colector e envia resíduos sem tratamento para Etar de Torres Novas
12- Oleotorres - Apanhada e tamponada pelas Águas do Ribatejo.
13- Luís Leal e Filhos SA (Santa Maria da FeIra ) está na ERAM ; já foi apanhada segundo o site Julho 2015 a mandar leite e resíduos para o rio.
14- Renascimento SA (Loures) Componatura.
15- Triu - Componatura
16- Oliveira e Pires - já foi apanhada a descarregar para o Rio Almonda.
17- Slimcei - Componatura.
18- Hidrotrans - Componatura.
19- Desentop - Componatura.
20- Natureza Verde - Componatura.
21- Resicorreia - Componatura.
22- RVU - Componatura.
23- Multirecolha- Componatura.
24- Revolta SA – Já foi apanhada a descarregar para o ribeiro do serradinho/boa agua.
25- Expal - Apanhada pelo SEPNA em 12-08-15
26- Lagar de Gateiras de Santo Antônio
27- Armando Rodrigues
28- Carnes Ti António (Localização- Carreiro de Areia)
29- Transportes Faria Rodrigues
30 - Fabrióleo
31 - Lavandaria ilegal que lava a roupa da CP nos Pintainhos , propriedade de um Sr Vitor
32- Fábrica Torrejana de Biocombustiveis
33 - Montalva - já foi apanhada.
34 - Pingo Doce Nicho de Riachos
35 - Sociedade Lusitana de Destilação , Vala das Cordas; já foi apanhada varias vezes última das quais em julho 2015. e denunciada agora de novo em Outubro 2016
36 - Etar de Riachos – Vala das Cordas
37 -Fabrica Torrejana – Vala das Cordas + Ribeiros e Olivais.
38 - RVO- Outeiro Pequeno
39 - Oficina de Mecânica em Nicho de Riachos.
40 - Etar de Torres Novas
a lista vai continuar aberta dado haver nomes que se esforçam para aqui entrar!

Já agora e se você é dos que polui, e veio aqui espreitar se o seu nome já aqui se encontra, tem vários formas de actuar a partir daqui:
1 - a)  Rectifique a sua conduta, peça ajuda em primeiro lugar às ARibatejo e depois pode contactar o IAPMEI apresentando um projecto ambiental. Mostre aos Orgãos Oficiais que está com boas intenções e que o seu negócio é rentável mesmo que passe por esta reformulação ambiental. Procure empresas ligadas à elaboração de projectos do Portugal 2020 e estes saberão escutá-lo no anonimato e aconselhá-lo. Se houver luz verde do Ipamei contacte de imediato a CCDR, a APA/ARH  e eventualmente mais tarde ou mesmo tempo a Câmara Municipal de Torres Novas, mostrando isso mesmo de que tem um projecto ambiental em curso e que pensa que tem capacidades para ultrapassar o problema ambiental evitando descargas ilegais e que teem dado cabo dos ribeiros na sua zona, logo da natureza. Marque uma  reunião privada na autarquia e explique como tudo está a evoluir e dizendo que pretende regularizar a situação ao abrigo da lei tal e tal.

b) Também pode acontecer o seu negócio ser medianamente rentável, possuir postos de trabalho mas se encontrar descapitalizada ou sem crédito bancário e.....ou mas que gostaria de continuar.! Talvez trabalhe com um nicho muito específico ou até um produto único no mercado! Infelizmente há muitos casos destes na região,  e o meu conselho continua o mesmo, contacte estas Entidades e exponha-lhes o seu problema. Acredite que tudo se pode resolver mas passará tudo por si dado que terá de ser logo o primeiro a acreditar no seu projecto económico. Não apareça cheio de dúvidas nas reuniões, faça o seu trabalho de casa e coloque-se a si ou à sua empresa com várias possibilidades de sucesso. Tente passar isso a escrito, mesmo com um texto simples mas compreensível para quem o escutar.

c) Se o seu nome ainda não está aqui nesta lista negra e nem pensa procurar uma soluço amiga do ambiente, então permito-me recordar-lhe que há um novo paradigma ambiental em Portugal e sobretudo nesta região de Lisboa e Vale do Tejo, ou melhor ainda, aqui no Ribatejo/Beiras, e o seu caso acabará por ser descoberto e comunicado às autoridades. Siga o meu conselho se tem uma industria ilegal, tente legalizá-la pois normalmente eu serei sempre o primeiro a lutar pela sua permanência pois todos queremos mais valo/rendibilidade quer pessoal, e regional/nacional.

      Se chegaram até aqui então um conselho final, sinta-se orgulhoso da sua empresa e do que esta produz, do pequeno lugarejo em que habita, e do nosso distrito de Santarém. Tenha orgulho do seu passado, do seu presente e lute por um futuro qualquer mas sobretudo mais digno e amigo do ambiente.
 Chegámos ao fim dum ciclo ambiental e agora há que rectificar as agulhas já em passo de corrida.dado o nosso atraso. Seja amigo do AMBIENTE  pois não há aqui ilhas e mais dia menos dia será apanhado na ratoeira da cadeia alimentar.
Todo o ambiente, quer hídrico, quer de solos, quer atmosférico já tem as sirenes ligadas cá em Portugal há demasiado tempo. O ambiente grita por Socorro e as Legislações igual, para que sejam levadas à prática e não esquecidas de forma sistemática.

Fiquem todos bem.

De Mattos Sébastien
Ambientalista
Blogger
                                                
           Fotos da Vala das Cordas junto à SLD-Sociedade Lusitana de Destilaria e que fica também junto à Reserva Natural do Paúl do Boquilobo.  Esta Vala costuma estar carregada de hidrocarbonetos e portanto cabe às autoridades verificar de onde virão estes óleos pesados