Pesquisar neste blogue

domingo, 14 de agosto de 2016

Lista das empresas poluidoras em Torres Novas-Umas pros ribeiros, outras metade metade, outras para o saneamento publico! E outras enterram residuos perigosos recusados noutros Países!

                                    ESTE TEXTO CONTINUA EM REVISÃO e actualizo a 22/10/2016 dizendo que este artigo ficou muito complicado para as pessoas acederem com rapidez ao que era pertinente e por isso acabei de publicar uma lista com 35 nomes em português e aqui fica o link e obrigado

 https://sos-riotejo.blogspot.pt/2016/10/lista-dos-poluidores-em-torres-novas.html

      Como é um assunto "demasiado fracturante" e envolve responsabilidades a vários níveis vou fazendo um pouco de cada vez.
           Aqui fica então a nossa  #Torresleaksambiente ou #torresleaksambiente
https://1drv.ms/i/s!Av-YnwfXeodDiBj5Rmc9xE7IwCLw
https://1drv.ms/i/s!Av-YnwfXeodDiBdK-OlB6AcCX0ou
https://1drv.ms/i/s!Av-YnwfXeodDiBawmlht3A-gfAGS
https://1drv.ms/i/s!Av-YnwfXeodDiBW7ht8HZuh05Kvd


 Confirmo também que existe o direito de reserva sobre algumas fontes.


Lista das empresas poluidoras em Torres Novas-Umas pros ribeiros, outras metade metade, outras para o saneamento publico! Outras para terrenos! Esta última já identificada  (Componatura) recebe por x doutros Países e enterra-os pois sai + barato!
 Esta lista é composta de diversas peças:
1 - Empresas que poluem e não terão ETARs
2 - empresas que não possuem etars e nem acesso a saneamento público e que não são incomodadas por causa disso. Será evidente onde irão parar os seus efluentes. Aqui reside o principal cancro de Torres Novas
3 - Afinal quantas Etars existem neste Concelho de Torres Novas? E juntando as publicas e as privadas! Num dos concelhos mais industrializados de Portugal!
4 - Lista  de empresas que dão origem aos odores em Torres Novas.

   Dados que continuam aqui a chegar ao SOS RIO TEJO - a quem devemos a reserva da fonte- e que deixam a Autarquia de Torres Novas em maus lençóis. Incluo o Executivo e a Assembleia Municipal e das duas uma ou são incompetentes ou são corruptos pois é por demais evidente que existe uma nebulosa em Torres Novas com a cobertura deste executivo.
 As actuais reuniões com o Senhor Secretário do Estado do Ambiente mais não visam do que tentarem lançar fumos sobre a  podridão que grassa em Torres Novas. É uma manobra de fuga pra frente, de maneira assumida.
     Este Executivo e a própria Assembleia Municipal iniciaram um "fait divers" para distrair a opinião publica. Trata-se dum puro show off em termos ambientais. Esta dita Comissão de Ambiente desta Autarquia é ela própria uma nulidade pois não consegue pensar global e apresentar sugestões às Águas do Ribatejo e à APA e ao Ministério do Ambiente.... e faz parte dum plano de sacudir a água do capote. A própria exigência ao Ministério do Ambiente de que terão de "aparecer resultados antes do fim deste mês de "Agosto" é qualquer de impressionante e até de absurdo e mostra a total conivência e compadrio deste Executivo em relação às dezenas de empresas poluidoras tanto do lado da industria como inclusive de serviços. Mostra também um certo tipo de ameaça velada ao próprio Governo! O que não deixa de ser estranho em democracia e com colegas da mesma cor partidária!. E aqui deixo já a pergunta: e se o Ministério do Ambiente não alinhar com este tipo de exigências absurdas e disparatadas num contexto democrático, esta Comissão faz o quê? Pensa agredir algum membro do Governo? Ou pensam só em se demitirem em bloco? Ou é só o jogo das palavras e das pedras que visa o consumo interno?  Mas então não sabiam o que se passava/passa no seu Concelho? Se moram num outro Concelho, deviam regressar e  devia haver uma lei que obrigasse estes autarcas a residirem no concelho que administram.!

        Há muitas dezenas senão centenas de perguntas que carecem de respostas, e  consistentes, mas que não se vislumbram no imediato.

  Por exemplo porque é que a Câmara não colabora com as autoridades e mostra esta lista à Apa, ao Igamaot, à Arh  e aos membros do Governo. e apresenta propostas de solução? Claro que a lista aqui aprresentada é um pouco maior infelizmente. Além de que há outros Concelhos a poluirem e a seguirem a politica da terra queimada deixando todo o ónus em cima desta Autarquia e eu também sei reconhecer isso.
   Para já houve/ há encobrimento e uma tentativa de branqueamento duma situação Concelhia desastrosa e com décadas e que aparentemente se tratará de corrupção e jogo de influências o que poderá levar a consequências muito mais complicadas a nível desta Autarquia
       Quem errou ao longo de cerca de 40 anos foi esta Autarquia, embora esta esteja a tentar aligeirar responsabilidades e na tentativa de colocar o enfoque noutras situações. Há que mostrar resultados pois o 2017 aproxima-se rapidamente 
     A população também merece que este assunto se torne mais conhecido, ou sejaq saiba quem efectivamente está a descarregar ilegalment, e que pelo menos comece a ser resolvido. As populações teem direitos que até agora não foram tidos em conta.
     Este assunto da total destruição ambiental neste Concelho que obteve até aos dias de hoje cobertura autárquica deve ser investigado com caracter de urgência e isto independentemente de estarmos perto de eleições ou não. Ou até de alguém ainda poder ser detido!
   Como disse a senhora Procuradora em tempos, uma investigação não tem e nem pode ter calendários e que eu corroboro! Este é só o Concelho mais poluído em Portugal e claro que tem tido a sua influência no  ecossistema do rio Tejo. Juntamente com Vila Velha de Ródão fazem a dupla de carrascos do ambiente em Portugal.

           Amigo leitor vejam outros artigos relacionados que estão aqui neste blog e depois tire as suas conclusões

#‎TorresLeaksambiente‬
#PoluiçãoAlmonda
#Poluiçãoribeiroboaágua
#PoluiçãoTorresNovas
#ListaSchindlerpoluidorestorresnovas
#Apa
#SecretáriodeEstadoAmbiente
#CarlosMartins