Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 21 de abril de 2017

TORRES NOVAS-SUGESTÕES DIRECTAS PARA A INDUSTRIA E SERVIÇOS QUE POLUEM-RIBEIRO DA BOA ÁGUA, ALMONDA. Um momento de reflexão sobre a problemática ambiental neste Concelho


SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL HOJE DEDICADA À INDUSTRIA E/OU SERVIÇOS QUE POLUEM ( e só Concelho de Torres Novas). Um momento de reflexão sobre a problemática ambiental neste Concelho de Torres Novas. Relembro que existe aqui no blog um outro artigo com sugestões técnicas que poderão vir a ser implantadas no terreno. Se é parte interessada nesta matéria leia-o e obrigado


    SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL HOJE DEDICADA À INDUSTRIA E/OU SERVIÇOS QUE POLUEM ( e só Concelho de Torres Novas)
    Para todos em geral, mas hoje e pela primeira vez aqui neste grupo temático, a sensibilização ambiental, mas na optica industrial/empresarial.
    Claro que detenho esses conhecimentos e hoje então tem uma dedicatória especial, a sensibilização ambiental vista por mim ambientalista, com conhecimentos legislativos, mas também com o meu passado ligado à industria. Vamos lá então à parte mais dificil!
    O mote e a análise, ainda é, e continuará a ser, a lista dos 40 nomes de prevaricadores que circula nas redes sociais e que irá continuar aberta e a crescer dado já haver novos nomes que se esforçam para aqui entrar! O campo infelizmente é muito vasto! A nível de autarquias e juntas de freguesia então é para cima de 50% de prevaricadores em relação ao Ambiente/legislação. A nível de ETARs idem, a nível de aterros com defeitos e escorrências de lixiviados idem. Zonas Industriais com problemas idem. Esta lista pode caminhar rapidamente para ter mais um zero e só no distrito de Santarém! Cada dia que passa e puxo pelo novelo ou polvo gigante estou mais preocupado!. Gostaria que não fosse assim!.
Já agora e se você é dos que polui, e foi espreitar esta lista, se o seu nome já aqui se encontra, tem vários formas de actuar a partir daqui, não páre... e continue a ler por favor e obrigado :
1 - a) Rectifique a sua conduta, peça ajuda em primeiro lugar às Aguas do Ribatejo indagando de qual será a solução e depois pode contactar o IAPMEI apresentando um projecto ambiental se acaso envolver muito investimento. Se acha que as Aguas do Ribatejo não o estão a conseguir acompanhar no seu raciocinio, ou eventualmente alguma má vontade passageira, faça uma proposta por escrito solicitando uma análise quimica ao seu efluente e em carta registada com AR. Se tiver possibilidades económicas antecipe-se e chame um laboratório para fazerem essas análises. Também pode contactar uma Faculdade e expôr o seu problema. Fique com provas do seu lado e mostre responsabilidade social/empresarial. Mostre aos Órgãos Oficiais que está com boas intenções e que o seu negócio é rentável mesmo que passe por esta "reformulação ambiental". Em zonas onde forem as AP-Águas de Portugal lvt o principio deve ser o mesmo. Procure empresas ligadas à elaboração de projectos do Portugal 2020 e estes saberão escutá-lo no anonimato e aconselhá-lo. Se houver luz verde do Ipamei contacte de imediato a CCDR da sua área de influência, a APA/ARH e eventualmente mais tarde ou ao mesmo tempo a Câmara Municipal de Torres Novas, ou outra Câmara do Distrito, mostrando isso mesmo de que tem um projecto ambiental em curso e que pensa que tem capacidades para ultrapassar o problema ambiental evitando descargas ilegais e que teem dado cabo dos ribeiros lá na sua zona, logo da natureza (imagino claro!). Marque uma reunião privada na sua Autarquia e explique como tudo está a evoluir e dizendo que pretende regularizar a situação ao abrigo da lei tal e tal. Dou um exemplo, de pecuárias: não adianta falar-se em quantidade de activos em reprodução-engorda, pois não adianta aumentar-se ou diminuir-se o stock de elementos activos na pecuária. A sua industria não está autorizada a descarregar para linhas de água qualquer quantidade de efluente sem ser tratado. Não abuse também das descargas em solos agrícolas, pois que apesar de legal são situações pontuais e não descargas diárias que poderão ser descobertas e denunciadas É relativamente fácil até descobrir tudo o que anda a fazer de dia ou até de noite. e nem adianta estar aqui a escrever como isso é possível e além disso o SEPNA já fez controlos nocturnos a algumas empresas regionais, portanto basta querer e basta a Apa ou o Senhor Ministro do Ambiente darem essa ordem específica. Aparentemente a intenção do Ministério do Ambiente será essa de rectiificar o que vinha de muito mal, e até já dei os parabéns. Em relação a mim,como ambientalista e interventivo diariamente nas redes sociais e médias nacionais, não possuo nenhum calendário e nem poderia ter, ressalvando só umas horas antes "de eleições". Os meus direitos de cidadania coloco-os em prática diariamente, através da sensibilização ambiental e das denuncias que obviamente gostaria de não ser protagonista. Situações de mediatismo acreditem que sempre que possível o tento evitar.
b) Também pode acontecer o seu negócio ser medianamente rentável, possuir postos de trabalho mas se encontrar na actualidade descapitalizada ou sem crédito bancário e.....ou, mas que gostaria de continuar.! Talvez trabalhe com um nicho muito específico ou até um produto único no mercado! Infelizmente há alguns casos destes na região, e o meu conselho continua o mesmo, contacte estas Entidades e exponha-lhes o seu problema. Acredite que tudo se pode resolver, mas passará tudo por si dado que terá de ser logo o primeiro a acreditar no seu projecto económico. Não apareça cheio de dúvidas nas reuniões, faça o seu trabalho de casa e coloque-se a si ou à sua empresa com várias possibilidades de ser bem sucedido na continuação da sua empresa, Analise os seus pontos fracos e fortes e acredite em mim, essa reflexão é incontornável e terá de ser diária ao longo da vida da empresa.. Tente passar isso a escrito, -dos seus argumentos do projecto ecómico-ter pernas para andar, mesmo com um texto simples mas compreensível para quem o escutar ou ler. Vamos a um exemplo simples, imaginemos que na sua área de negócio. tem dezenas/centenas de clientes fixos e que lhe costumam esgotar esse dito produto. Bem, eu então digo que isso será de enaltecer, e mesmo incontornável em qualquer análise, e terá de ser enquadrado pelas autoridades. Dou mais um exemplo prático se o Iapmei tem apoiado empresas e projectos por vezes sem um único cliente, baseados só em expectativas, e estudos de mercado sofriveis, então, eu penso que o seu projecto ambiental deve ser acarinhado e dada uma nova oportunidade à sua empresa de continuar em funcionamento, referindo-me claro aos problemas ambientais e marginalizando outros. Entre apoiar um possivel projecto economico com um produto desconhecido e um outro que já existe há diversos anos com provas dadas, eu apoiarei sempre este ultimo se o problema for uma reformulação ambiental!. Desconheço se existe um sub-programa no Portugal 2020 sobre este assunto mas era bom que houvesse.
c) Quer o seu nome esteja ou não nesta lista negra de prevaricadores,mas não pensa procurar uma soluço amiga do ambiente, então permito-me recordar-lhe que há um novo paradigma ambiental em Portugal e sobretudo nesta região de Lisboa e Vale do Tejo, ou melhor ainda, aqui no Ribatejo/Beiras, e o seu caso acabará por ser descoberto e comunicado às autoridades e eventualmente encerrada (o)! Siga o meu conselho se tem uma industria com descargas ilegais para o dominio hidrico ou até para a sanita/emissário público, tente legalizá-la pois normalmente eu serei sempre o primeiro a lutar pela sua permanência pois todos queremos mais valor/rendibilidade, da empresa, quer pessoal, quer regional/nacional.Precisamos de empresas, que sejam rentáveis, que paguem os seus impostos para tentarmos sair todos desta famosa crise, tragam valor à região e criem e mantenham os seus postos de trabalho. Nós todos dependemos disto e que origina o famoso PIB Nacional. Mas, toda esta cadeia de valor terá de ser compatível com o meio ambiente e claro a actual legislação ambiental (Lei 58/2005 e D Lei 226-A-/2007 que integraram as Directivas Comunitárias Quadro da Água e Crimes ambientais). Sou um ex-industrial no desemprego e serei dos primeiros a defender esta classe, só que não poderei aceitar condições de anarquia ambiental por vezes mesmo generalizada. É de resto, o "calcanhar de aquiles" do nosso Sistema Democrático-O AMBIENTE e incluo o Código Civil e Penal pelo lado da Justiça. Noto também que há demasiadas Leis que não são respeitadas e a começar logo pela Constituição da República Portuguesa! Já contactei diversos membros do Governo alertendo-os e inclusive recentemente até o Senhor Presidente da República alertando-o também para esses factos. Estou a tomar outras iniciativas que interessa manter no anonimato.
Notas finais: Se chegaram até aqui então um último conselho , sinta-se orgulhoso da sua empresa e do que esta produz, do pequeno lugar, ou cidade em que habita, e do nosso distrito de Santarém!. Tenha orgulho do seu passado como individuo ou empresa, do seu presente e lute por um futuro qualquer mas sobretudo mais digno e amigo do ambiente. Sinta orgulho dos seus empregados pois são um activo precioso e que dão a alma à sua empresa.Se possui uma pequena empresa familiar então ainda melhor porque ao lutar pela mesma lutará igualmente pela família. É verdade que neste caso é mais complicado pois com uma oscilação de mercado ou acusação ambiental, é toda a familia que sofre, mas faz parte das nossas escolhas e vidas!
Chegámos ao fim dum ciclo ambiental e agora há que rectificar as agulhas já em passo de corrida dado o nosso atraso sistemático em relação ao problema. Seja amigo do AMBIENTE - E PENSE - pois não há aqui ilhas e mais dia menos dia será apanhado na ratoeira da cadeia alimentar, ou precisando ainda melhor, pelos problemas cancerígenos em crescendo no nosso Distrito.
Todo o ambiente português, quer hídrico, quer de solos, quer atmosférico já tem as sirenes ligadas. há demasiado tempo. O ambiente grita por Socorro e as Legislações igual, para que sejam levadas à prática e tão esquecidas de forma sistemática. Se este tema lhe diz muito ou só qualquer coisa, passe no blog:
https://sos-riotejo.blogspot.pt/ ou siga só a hastag directa #Torresleaksambiente, podendo copiá-la e colá-la no navegador, ou sublinhá-la. Obrigado pela sua dedicação/atenção em ler.
Deixo-lhe um link directo para poder enviar aos seus amigos ou conhecidos
Não autorizo reproduções parciais deste artigo, pois ficarão foram do contexto, só reprodução total e com o respeito pelas regras, a indicação da fonte: eu e o meu blog.
Fiquem todos bem.
De Mattos Sébastien
Ambientalista
Blogger
Freelancer
Sos-Observatório Ambiental do Rio Tejo
grupo cívico em defesa do ambiente e
rio Tejo e seus afluentes