Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de julho de 2016

APARENTEMENTE, NÃO HÁ INTERESSADOS EM SE RESOLVER OS PROBLEMAS AMBIENTAIS EM TORRES NOVAS

APARENTEMENTE, NÃO HÁ INTERESSADOS EM SE RESOLVER OS PROBLEMAS AMBIENTAIS EM TORRES NOVAS. Leia este artigo e outros onde faço sugestões e obrigado a quem ler. 

Sei que me tornei incómodo devido ao meu descontentamento com a Causa do Ambiente, mas confesso que me cinto mal com alguma da minha acintosidade. Também estou preparado para apresentar desculpas públicas, quando necessário!

Apesar de algumas insinuações, aproveito só para dizer que não estou interessado e nem penso entrar na politica. O meu prazo de validade também está quase esgotado, mas tal não me irá impedir de intervir publicamente ao abrigo dos diversos artigos da nossa Constituição da República Portuguesa.. Não me movem por isso interesses partidários, mas sim de Causa e claro fico estupefacto ao verificar que ninguém apresenta sugestões (inclusivas). para se resolverem os problemas ambientais neste concelho de Torres Novas! Todo o Distrito de Santarém está muito doente. e refiro-me a um pouco de tudo, que vão desde a rios poluídos, ribeiros e valas, barragens, veios freáticos já contaminados etc, etc, Etars que não funcionam devidamente, e o cumulo de Organismos do Estado também poluírem!.
. Muitas empresas também não se adaptaram à actual legislação ambiental e incluo as Directivas Comunitárias saídas sobretudo desde 2005 para cá.
Quando eu apresentei estas sugestões para se resolver o grave problema ambiental em Torres Novas, recentemente, deu-me a impressão de que alguns políticos regionais entraram em choque! E porquê.? Simples, é que não estão habituados a reflectir e a discernir baseados nessa tal inclusividade empresarial.. A coisa parece funcionar mais na base da amizade e a que eu por vezes atribuo o tal nome feio.Trocando por miúdos: lutar para que o ambiente não se transforme ele próprio em contrapoder ou até em arma de arremesso e levando ao encerramento de empresas.
Uma empresa que existe há p ex 30 anos-que tenha mercado- e que pagou milhões em impostos não pode ou não deve ser descartável, assim num tempo imediato e sem mais reflexões!. Quer dizer há que criar condições técnicas e de envolvimento industrial para que a empresa consiga ela própria respeitar a legislação ambiental mas ao mesmo tempo, continuar a laborar e mantendo os postos de trabalho , pagando os seus impostos, e satisfazendo a cadeia de valor.do seu segmento.Quando algumas autarquias e mesmo ZIs-Zonas Industriais privadas, apregoam a sua atractibilidade, por vezes, menosprezam a questão <ambiente e os parâmetros locais de contexto. Fui fazendo estas observações ao longo de muitos anos aqui em Portugal e também em França onde há problemas análogos.
Claro que esta forma de reflexão foi-me incutida no distrito de Aveiro, pois neste de Santarém a coisa é mais complicada. e não tomem a mal mas é só uma velha constatação. Peço p.f. para visitar o meu blog e ler os artigos completos. Também não parta para esta leitura com reservas mentais. Se há pessoas que gostam de ambiente eu sou e serei seguramente um deles. Sou também um ex-industrial, aqui nascido e ribeirinho do Tejo, conhecendo muito do que se vai passando ao longo deste rio e seus afluentes.

Se passou por aqui e está curioso em ler as minhas sugestões para este problema em Torres
Novas, então passe no artigo do blogue:

https://sos-riotejo.blogspot.pt/2016/08/torres-novas-sugestoes-para-se-resolver.html

 Torres Novas, sugestões para se resolver o problema no Rio Almonda e Ribeira da Boa Água,Serradinha, das Cordas e Boquilobo,

".....Este artigo irá continuar em revisão dado ser um tema fracturante regional. Noto que os Grupos Parlamentares bem como  a Autarquia de Torres Novas,  estão a falhar na abordagem a este tema do ambiente  em Torres Novas. São necessárias sugestões sobre a mesa. Leia p.f. o artigo completo e irá ver a abordagem que não costuma ser feita.Aparentemente os autarcas já começaram o arremesso das pedras, dado que irão a escrutínio de novo em 2017......"