São só algumas fotos do desastre ambiental que circunda Torres Novas
Faz parte integrante do #Torresleaksambiente
Como se trata duma situação fracturante regional estará sempre em actualização. Gostaria que estas fotos não existissem e muito menos eu estar a escrever sobre este assunto.
Vejam os outros artigos onde eu abordo esta questão sobre vários angulos, e nomeadamente aquele artigo com diversas sugestões, deste desastre ambiental e da razão muito estranha de ninguém apresentar propostas de solução.
Duma forma recorrente, sempre que vem por aí eleições, começa pela certa, o arremesso das pedras. Claro que algumas fazem ricochete! Tudo isso me preocupa e levou-me a estudar o assunto, um pouco mais a fundo, digamos
Começo a ficar por dentro das razões de todos os partidos votarem em unanimidade quando o assunto é ambiente em Torres Novas. A dedução ambiental não é linear! Melhorando, não é por votarem todos a favor duma determinada proposta que todos são a favor ou contra qualquer coisa sobre o ambiente, aqui em Torres Novas! Difícil de entender não é? Quando vi tanta unanimidade à volta desta Comissão de Ambiente da Autarquia de Torres Novas comecei a aperceber-se que alguma coisa não batia certa! E, seguramente o que está errado não é a unanimidade politica em si mesmo pois pode ser salutar. O problema é quando estão outras situações sob o tapete e aí a coisa complica-se,nas deduções.
Será que há só um Presidente culpado? Não sei!
Ou será que ninguém tem culpas? Não sei! Ou terão todos!
Dentro dos grupos parlamentares... da Câmara e Assembleia ninguém "faz mea" culpa, porquê? Não sei!
E repetindo-me, a Assembleia Municipal acha que está tudo bem?
Porquê ninguém apresenta sugestões ou mesmo propostas tanto na Câmara como na Assembleia Municipal? Não sei!
Será que são cobardes e se esco a que os políticos teem direito atrás da tal inimputabilidade?
Bem aqui talvez saiba já qualquer coisa, depois de ter estudado este dossier, é que ao não fazerem propostas, revelam algumas características e sendo a culpa sempre dos outros, logo como costuma dizer o snr Presidente a Câmara fica à margem deste processo! Sendo a culpa da APA, talvez da ARH, talvez da CCDR-lvt! Quer dizer, ficará mesmo de fora, snr Presidente?
Bem eu já descobri que o snr Presidente está mais que ligado ao estado calamitoso a que chegou o Concelho de Torres Novas e claro que tudo cheira muito mal.
Comecei a puxar os fios e não gostei do novelo que veio atrás.
Agradeço ser contactado pelas autoridades e fiquem bem.
sebastiao.boss@hotmail.com
sos.riotejo@gmail.com
tele 961438687
De Mattos Sébastien
Ambientalista
Blogger
Freelancer
Sos Rio Tejo


://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204960388008718&set=gm.901900023288693&type=3&theater


é verdade que o Almonda já melhorou qualquer coisita, mas continua tudo muito longe duma solução equilibrada.
Só vejo uma solução radical...... nada pode ser despejado para este Rio Almonda e Ribeiro da Boa Água e nisso incluo até as chamadas urbanas. Como só pode conseguir isso? Leiam o outro artigo que está aqui no Blog com sugestões.
Para já eu fui o unico que apresentei sugestões e enquanto as mesmas não forem estudadas por um equipa de técnicos independentes, estas serão as melhores!...
É também necessário que um Organismo Independente controle as descargas das Etars na Região. Partirmos da presução de que estes são impolutos é irreal, dado que a nossa experiencia mosta mostra isso mesmo. >E mais é uma necessidade absoluta a existência deste "Controle" a nível Nacional. Não sei se a Apa, a ARH ou eventualmente criar-se uma Entidade de raiz.
Já agora, o encerramento de diversos Organismos semi-publicos nos ultimos anos, deeu mau resultado no tocante ao ambiente, e tudo isso é visivel.



