Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de maio de 2015

MAIO DE 2015 - 0 MÊS DO CAOS TOTAL DO RIO TEJO.E ENTÃO APA E SNR MINISTRO DO AMBIENTE NÃO HÁ CULPADOS NEM CONDENAÇÕES?

  Texto em compilação das redes sociais de minha autoria  e que depois irá ficar com uma data mais antiga..
  Como estou a fazer esta revisão e entretanto se passou um ano reservo-me o direito de rectificar as situações que eu achar por bem. Vou fazer a captura para provar no futuro o que acabo de escrever. 
são 24 h de 11/8 e estou cansado.daí esta ressalva e obrigado a quem passar por aqui.

MAIO DE 2015 - 0 MÊS DO CAOS TOTAL DO RIO TEJO PARECENDO ESTARMOS A CAMINHO DO BRANQUEAMENTO DESTA SITUAÇÃO.!!!...
E ENTÃO APA E SNR MINISTRO DO AMBIENTE NÃO HÁ CULPADOS NEM CONDENAÇÕES? (16(5/2016)

Há um ano - Maio de 2015 era assim. Foi um mês muito complicado e se fosse cumprida a Lei do País algumas pessoas deveriam ter sido detidas. É verdade que o que eu escrevi pode estar ligeiramente ultrapassado mas no restante está correcto e servirá para informação/sensibilização a quem entrou neste assunto do AMBIENTE mais tarde. Em relação à Celtejo e à Ams obviamente que não aceitamos os actuais argumentos de que está tudo bem levando mesmo a Ams a dizer/escrever de que a culpa é do pai ou da mãe e neste caso da Celtejo que lhe fornece a pasta. Ora actualmente houve houve uma integração na estrutura deste Grupo de celulose, e portanto alguém está a prevaricar, em relação ao rio Tejo!. As leis deveriam ser alteradas e nestes casos de "grandes e consecutivos prevaricadores" deveriam haver um controlo visual, manual, também apoiados nas novas tecnologias e com o que de mais actual possa existir, bem como uma equipa de técnicos independente nos locais de descarga. Já sugeri ao Governo estas alterações e por exemplo dar 24 horas aos prevaricadores para avisarem a APA não lembra ao diabo! (nº6 do artº.5º.do D.L. 226-A/2007). E,entretanto as populações ribeirinhas ou morrem ou continuando vivas... nunca serão avisadas e entretanto a poluição chega ao mar a tal ETAR gigante e que está a gripar! Mesmo assim e no caso presente, nada nem ninguém foi avisado no Ribatejo e aguardamos há um ano por uma comunicação na televisão do Ministério do Ambiente ou da Protecção Civil a dizer se se pode comer o peixe ou as frutas e legumes produzidas com a água do Tejo e afluentes....ou não


  TEXTO RECUPERADO DE 16 DE MAIO DE 2015 O TAL MÊS DO CAOS NO RIO TEJO
Talvez eu tenha descoberto-sem querer- porque morre tanta gente aqui na Ortiga com cancros.....
ficam aqui uns pequenos enxertos de estudos a nível da industria de branqueamento de pasta de papel

........O branqueamento da polpa de papel subsequente também é potencialmente poluente, pois costuma(va) ser feito com cloro, gerando compostos orgânicos clorados tóxicos e cancerígenos.
Efluentes
Os efluentes líquidos são em potência a maior causa de poluição, já que no estado bruto contém lignina, alta demanda biológica de oxigênio, assim como álcoois,cloratos, metais pesados e agentes quelantes. Este impacto é reduzido a sua mínima expressão na medida em que nas fabricas modernas se trabalha em ciclo fechado com os produtos químicos, e qualquer água que sai das plantas é tratada biologicamente (!!!............)
(em relação às fabricas de Vila Velha de Rodão estas não trabalham em circuito fechado como deveria ser mas a despejar para o TEJO)
Branqueamento quimico da pasta
Quando a polpa de celulose é branqueada utilizando-se cloro elementar, se formam subprodutos não desejados como as dioxinas e os furanos. Altas concentrações destas substâncias tem sido a causa do fechamento de várias fábricas de pescado na Colúmbia Britânica em 1992.
Portanto eu só estudei 3 anos química na minha juventude e em 15 dias já descobri sem staffs de apoio, quais as 2 empresas que estão a poluir e a matar o rio tejo e as nossas gentes, e incluindo eu claro, depois de anos a comer peixe do rio.
Também já descobri todos os metais pesados pois tudo isto está publicado em diversos sites usados no branqueamento de pasta de papel.
Faz-me confusão ou talvez não porque o Governo e as Agências que tratam deste assunto e que É MUITO GRAVE ainda não vieram para a televisão dizer o que pensam fazer. No fundo toda a população ribeirinha junto ao Rio Tejo que sempre comeu peixe do rio tem estado a ser MANIPULADA E ASSASSINADA LENTAMENTE SEM O SABER. AGORA JÁ É UMA CERTEZA QUE ENTROU(estes metais pesados) NA CADEIA ALIMENTAR Os culpados já são conhecidos sendo a CELTEJO + a AMS + os diversos GOVERNOS principalmente nos últimos 40 anos. Mas e de todo o modo, como a AMS só ttem 5 anos fica a restar uma. Uma coisa que detectei nos últimos 3 anos é que o aumento da carga poluitiva tem sido proporcional ao aumento da produção da AMS. Mas isso pode ser coincidência e se for verdade que a AMS não fabrica pasta, simplesmente a recebe por um pippeline directamente da Celtejo, neste caso só resta uma empresa. Para ser descoberto o prevaricador isso poderia demorar algumas horas a descobrir e não dias e meses!...anos...........

http://pt.slideshare.net/Maridezonne/produo-do-papel-e-seus-impactos-ambientais
os metais pesados utilizados no branqueamento da pasta são os seguintes.:
iberta o chamado “licor negro”, que contém compostos tóxicos de enxofre e grande carga orgânica
cloro elementar............dioxinas.........furanos......assim como álcoois....peróxido de hidrogénio etc e já agora cada tonelada de branqueamento de pasta de papel consome 100.000 litros de água e esta é também uma das razões que não chega água à Ortiga e + para baixo
.