Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de março de 2016

ACABOU A IMPUNIDADE, O COMPADRIO, O SUBORNO ENCAPOTADO!. PORTUGAL TEM DE DAR MOSTRAS DE SE QUERER AFASTAR DOS LUGARES DE HONRA DA CORRUPÇÃO!


                     PALAVRAS DO SENHOR MINISTRO DO AMBIENTE
                                 João Matos Fernandes Engº.
  SOBRE  OS TAIS 500 PREVARICADORES QUE POLUEM E ASSASSINAM ESTE RECURSO NATURAL DE TODOS,  O RIO TEJO
http://rr.sapo.pt/noticia/48169/ministro_do_ambiente_garante_acabou_a_impunidade_da_poluicao_no_tejo?utm_source=rss
.........................................................................................................................

..... E ASSASSINAM ESTE RECURSO NATURAL QUE É DE TODOS, O RIO TEJO. (quando escrevo de todos há que ter cuidado com as palavras......... pois este não pertence às fábricas...por exemplo, dado o Rio não ser um esgoto!). Os rios pertencem às suas populações ribeirinhas e terão de ser vistos como reservas estratégicas de água e alimentos e não esgotos! Ou será que há dúvidas?

Eu #DeMattosSébastien digo que já está confirmado que a poluição continua a ser descarregada-mesmo que em menor quantidade-durante a noite. Por isso o objectivo seguinte será:" POLUIÇÃO ZERO" POIS É O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO e TODA A LEGISLAÇÃO EUROPEIA.
É também o nosso direito à vida e preservação da nossa saúde, dado a cadeia alimentar se encontrar afectada.

Dado que fomos vizinhos durante alguns anos, da minha parte terá o benefício da dúvida. Fiquei também contente por ter sido nomeado um Técnico do Distrito de Aveiro..... e logo nascido em Águeda! Boa! Também tenho a minha vida ligada a Águeda, e Aveiro e Vale de Cambra e Albergaria e Estarreja, e Sever do Vouga e Mira e Esmoriz e Ovar e Torreira e S.Jacinto e Murtosa e depois todo o percurso até Viseu. Até direi mais, se o Snr.Ministro continuar com este impeto.... vamos ter obra! Em 2 meses de mandato já ultrapassou o seu colega anterior......dado estarem trancados/truncados "120 autos" no Ministério do Ambiente!... Quer dizer o SEPNA fazia o seu trabalho e depois ia tudo pro cesto VIP...??!!! Isto de haver listas azuis e padrinhos vai ter de acabar. Tenho fé. A seguir gostaria de ver todos os rios poluídos iniciarem um processo de >stop and go<.

O distrito de Aveiro também tem problemas em quase todos os rios e a começar no famoso Rio Paiva. As delegações regionais das CCDRs e ARHs vão ter de mostrar mais produtividade e com os mesmos meios! Uma questão intrigante: Porque razão a ARHtejo até 2012 fazia ela própria denuncias e depois deixou de o fazer? Fica aqui um exemplo: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/vila-velha-de-rodao-arh-do-tejo-acusa-camara-e-empresa-centroliva-de-descargas-ilegais-no-tejo-1539913. Sim eu sei que depois veio a tal lei 56/2012 (APA), mas hoje fico por aqui.

O IGAMAOT como Órgão máximo de inspecção também vai ter de se assumir sendo mais interventivo. Eu sei que quem manda é o Ministro da Agricultura, mas ao não actuarem mostram conivência o que terá de se lamentar. É também por demais evidente de que há demasiadas "quintas" com poder sobre o domínio hídrico e depois quando a coisa corre mal, ninguém dá a cara! Ninguém tem culpas nem se assumem. Depois, as culpas são dos rios, dos caudais, do tempo, dos espanhóis, das estrelas e por vezes das bacias hidrográficas, e demasiadas vezes até... das populações que reclamam! Impressiona!
O conceito de " mitigação" à luz das novas leis e conceitos não existe.....pois isso seria colocar a culpa no rio! Exemplo, não havendo caudal...... a industria tem de descarregar os efluentes e se morrerem todos os seres vivos paciência! Essa situação vai-se colocar a partir de agora e até ao verão. A possibilidade dos efluentes serem descarregados directamente no mar também não é solução viável e duradoura! Pois agora circulam pela A.23 e IC8 em direcção à Figueira da Foz. Tudo isto já é visível dos satélites! Lamentável ! Lamentável e em retrospectiva a 2015, que alguém tenha dado ordens para aumentar a produção sem se preocuparem com os efluentes!.E com todo o ecossistema! E com as populações ribeirinhas e a nossa cadeia alimentar! Lamentável agora que depois de todo o nosso barulho estes CONCENTRADOS estejam a ser transportados via rodoviária. E E isso , se estiverem a ser descarregado no mar de forma encapotada,pode ser controlado pelos diversos Organismos? Claro e deve-o. E O MAR é alguma estação de tratamento? Ou uma ETAR GIGANTE? Bem, em que País vive esta gente snr Ministro? Em qual Portugal e qual Europa e qual COP21 e qual RIO, qual quê!? As LEIS que eu conheço são as mesmas que os outros senhores administradores conhecem, ou o contrario? Será que este estado de Coisas tem um outro nome estranho e vestido de negro? Onde foi descoberto este novo Estado de Direito e nova Constituição ? Preciso e precisamos de respostas urgentes? Há demasiados portugueses à espera destas respostas!. We ned your help Mr Ministre João Matos Fernandes! On besoin de votre aide Monsieur João Matos Fernandes ! The peoples are clamoring for your help and tank you!

A interacção/relacionamento com as populações também terá de sofrer uma reviravolta total, sendo que a APA não pode vir a reboque das redes sociais ou das nossas reclamações para a sua caixa de correio! A Apa tem de se assumir como uma AGÊNCIA LIDER e em antecipação esclarecer as populações sobre o que se passa num determinado rio. Nós populações, não podemos servir de carne para canhão e sermos marginalizados, e inclusivé mortos,quando deveríamos ser a parte mais importante a fazer fé na Constituição e no Direito. A nossa vida e a nossa saúde deviam merecer mais respeito! Nós não temos de nos envergonhar ou sequer pedir desculpa por ainda estarmos vivos! Mesmo que tal seja interessante para a Segurança Social!

Ia pra escrever parabens,snr Ministro...mas fica adiado e vou esperar para ver a acção/inacção/reação/enervamento ou fechamento das tais fábricas sem nome.e sem culpas. Peço daqui também ao Senhor Ministro para reavaliar o processo da Valamb em Alcains, (centroliva 2) mesmo tendo em atenção de que o accionista principal também ser do distrito de Aveiro!! Porque não faz este senhor uma fábrica destas na sua terra, por exemplo Romariz, ou Escariz na Vila da Feira? #DeMattosSébastien.et c'es ma terre qui va mieux! Só existe um planeta!. À vous de jouer M.Ministre, parce-que c'este votre heure et bonne chance! De tout cœur!