Pesquisar neste blogue

terça-feira, 12 de abril de 2016

SENHOR MINISTRO DO AMBIENTE, OBRIGADO POR TODAS AS MEDIDAS, MAS, TEM UM MAS...

 SMS PARA O SNR MINISTRO DO AMBIENTE Engº.João de Matos Fernandes:


 Senhor Ministro:    Eu como ambientalista congratulo-me com todas as medidas positivas que têm sido tomadas pelo seu Ministério (2016).  Mas sobre a  autorização dada em 2015 para o aumento do tratamento de pasta de papel via Celtejo só posso dizer lamentável senhores governantes! Quem autorizou, obviamente que foi o anterior Governo e  a APA e que é tutelada pelo Ministério do Ambiente. Aquilo de que me apercebo e independentemente de ser legal ou não é que a formula técnica de disseminação na massa d’água do Tejo está desajustada à realidade actual.
      Uma vez que estão na moda (as reversões económicas) então nós todos ribeirinhos temos o direito de argumentar de que só não fazem esta reversão se não quiserem.
    Agradeço por isso a intervenção do senhor Ministro do Ambiente para inverter esta situação, ou seja o caudal descarregado pelas hidroeléctricas é insuficiente para disfarçar, disseminar e transportar as matérias químicas, até ao oceano sem perigos de maior, não podendo esquecer, claro a nossa cadeia alimentar. A opção de autorizar as industrias e parece que são todas- desde que o desejem (!) - a aumentarem a sua descarga de efluentes para os rios de forma ilimitada não parece ser a mais correcta, pois no caso concreto do rio Tejo este não tem essa capacidade de regeneração, absorção, disseminação. A não ser Senhor Ministro que a intenção seja.....somente, de olhar para este nosso Rio Tejo como um esgoto e nesse caso diremos em termos técnicos que  o caudal é tão somente uma massa de água que serve de transportador até ao mar e   estamos conversados! Deixaremos simplesmente de falar de ecossistemas. Deixaremos também de falar em Rio Tejo e passaremos a dizer conduta tejo ou cano tejo.
 A minha posição, de não só de desejo, como, de exigência técnica, é de poluição zero e não tentativas de disfarce ou utilização da noite para fazer este transporte até ao mar!. Se este Governo não conseguir inverter esta situação, parece, ou aparentemente, só restará o tal caminho da violência. Era bom que o Estado de Direito desse mostras de que há a via legal para se resolverem estes problemas. A celeridade também é um facto crucial pois falamos da nossa cadeia alimentar, da vida e de morrermos com o cancro........ou de termos uma longevidade idêntica ao resto do País!  Temos esse direito, porra!
O que veio a público de que a Celtejo anunciou o encurtamento em 4 anos da projecção dos seus investimentos em termos ambientais é muito insuficiente. Já reparou quantas mil pessoas no distrito de Santarém irão desaparecer nesses 15/21 anos? Eu, por exemplo já serei menos um aqui a escrever e a contestar.  A não ser que a intenção seja mesmo essa!Além disso falamos de projecções financeiras dum grupo empresarial. O que poderá nem se concretizar. São só promessas nesta fase. Então nós populações, deixámos de contar a partir de quando? Claro que aproveito para dar os parabéns e dizer obrigado à 11ª Comissão do Ambiente que se deslocou ao terreno (margens do Tejo) para falar connosco (se passarem aqui no blogue, claro). Eu, fui um dos que tinha solicitado esta deslocação. Como a Comissão nunca me pôde escutar então utilizo esta formula. Só falta ouvirem alguns pesquisadores ou mestres em ambiente,microbiologia, toxicologia e sanitária e começaremos a aproximar-nos de conclusões finais. Espero que sejam feitas sugestões para alterações legislativas pois as mesmas são mais do que evidentes nomeadamente no D.Lei 226-A/2007 e 58/2005.  Alteração do Organograma da APA com um retorno ao modelo antigo também será de estudar.Se nisso houver interesse eu poderei adiantar algumas dessas sugestões.
   Parece que a  Celtejo e outras industriais ainda não são donos das nossas vidas como teimam em fazer crer! Virem dizer nas entrelinhas que os SEUS METAIS PESADOS QUE ESTÃO A SER LANÇADOS NO TEJO, irão matar menos pessoas do que inicialmente estava programado é inaceitável à luz dos actuais conhecimentos científicos e da actual Legislação Comunitária, bem como dos Tratados ratificados por Portugal. É  disso exemplo a ultima COP 21.
     Para já a minha análise é a de que tanto os 2 principais partidos-bem como os outros- não mostram grandes sinais de tentativa desta inversão. Já para não falar na possível corrupção e que também aparentemente, parece ser generalizada,a todo o SISTEMA DEMOCRÁTICO, esperando, claro que o seu nome não se encontre neste longo rol/livro negro! Ainda por cima eu também sou "Mattos" e depois ficamos mal na foto. Rectifico a minha intenção de abordar esta questão da corrupção, é que a corrupção intelectual ou de princípios, ou favorecimentos/pressões/intervenções pessoais/politicas, também contam nesta alusão.
http://sos-riotejo.blogspot.com/

http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/mamb/equipa/ministro/joao-pedro-matos-fernandes.aspx 


Fique bem e seguem cumprimentos lá para Águeda.
nb: 1 - desculpe este longo SMS
      2 - gostaria que me fosse dada uma resposta a uma carta que se encontra no seu Gabinete,  e obrigado em antecipação.

                           DE MATTOS Sébastien