Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

ALMARAZ (3) E A CONSTRUÇÃO DO TAL DEPÓSITO DE RESÍDUOS RADIOACTIVOS ( a que os os manipuladores teimam em chamar armazém como se falássemos de batatas!...)

ALMARAZ E A CONSTRUÇÃO DO TAL DEPÓSITO DE RESÍDUOS RADIOACTIVOS  ( a que  os manipuladores e outros, teimam em chamar armazém como se falássemos de batatas!...)

CARTA ENVIADA A 28 DE DEZEMBRO DE 2016 PARA TODA A  CLASSE POLITICA PORTUGUESA, POIS ALGUNS SÃO INÁBEIS, E OUTROS INÉRCIOS E AINDA HÁ OUTROS QUE NEM SÃO NADA, pois são só números e nem sequer quererei abusar da metáfora e dizer que vegetam , mas por vezes até parece.

   Desta vez quase todos se espalharam ao comprido pois quase ninguém se esteve para preocupar com esta questão deste depósito de resíduos nucleares ao lado da Central Nuclear, bem junto ao rio Tejo.Parece até que estarão mais preocupados com as festas natalícias e de passagem de ano que se avizinham, Admito até que diversos deputados já estejam fora de Portugal. Acontece que os nossos vizinhos não estiveram preocupados com as festas dos outros e fizeram aprovar estas obras nesta semana do Natal.
Trata-se tão somente duma violação de regras Comunitárias e duma violentação, ostracizamento e espezinhamento ao nosso País  Portugal  e a exemplo de outras ocasiões, vindos da vizinha Espanha. Acontece que nós populações temos direitos e independentemente da inabilidade ou coloração dos Governos. Se necessário - eu sozinho- acusarei todo o Governo Português, actual e anterior mais a Assembleia da República que rondará à volta de 1000 pessoas) no TPI Tribunal Penal Internacional e por absurdo ou estranho que possa parecer com um Português à frente da ONU. Claro que este não será culpado desta situação. Parece que irá cair no regaço do Senhor EngºAntónio Guterres uma surpresa, pois eu não aceito esta violentação e espezinhamento vindo da vizinha Espanha.

                   CÓPIA DA CARTA ENVIADA A 28 A ALERTAR O SENHOR MINISTRO DO AMBIENTE E OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POLÍTICOS NACIONAIS.....
..............

......Ao cuidado do Senhor Ministro do Ambiente
e Secretários de Estado
Com conhecimento ao Senhor Ministro dos Negócios 
Estrangeiros e Secretários de Estado 
Com conhecimento ao Senhor Presidente da República
Assembleia da República e Grupos Parlamentares
Enviado quarta 28/12/2016  às 21-26h












ASSUNTO: Aprovado em definitivo-em Almaraz- Espanha-o novo sarcófago nuclear, para os presentes e futuros resíduos radioactivos

Segue cópia enviada a diversos membros do Governo Português e agora dirigida aos diversos intervenientes da classe politica Portuguesa e incluindo o Senhor Presidente da República


>...Seria bom que o Senhor Ministro do Ambiente falasse ao País de imediato e mais uma vez fica confirmado que dado as implicações geológicas (!) não se trata de nenhum armazém mas sim dum sarcófago e que em caso de fuga radioactiva serão sempre afectados/contaminados os veios freáticos que passam para o território nacional.               Isso, incluirá, claro, o nosso rio Tejo. 
    Continuo a dizer que utilizar a palavra "armazém" é ilusório e visa tão somente a manipulação da opinião pública dos dois Países. Não sei se o projecto verdadeiro foi dado a conhecer-na integra- ao Governo português, mas aparentemente 'esse tal armazém' terá vários andares no sub-solo...daí a razão de se pretender saber (e são as autoridades espanholas a dizê-lo) quais as características morfológicas do terreno e claro que falamos de muitos metros em profundidade. É um indício que transparece!.
       De resto as autoridades vizinhas estão a esconder o verdadeiro projecto, pois que este sarcófago será só uma base de partida-mais visível- para sepultar o mais perigoso que resultar -um dia (!...)- do desmantelamento desta Central Nuclear. Mas obviamente, pois já ficará feito, e Portugal nunca mais terá argumentos legislativos/europeus/internacionais para tal inviabilizar mais tarde! Portanto e em conclusão, a Espanha  tem ignorado todos os apelos e incluindo os idos do lado do Governo Português. A Espanha, ignora-nos/ostraciza-nos  e espezinha-nos,  mesmo tendo em atenção um Rio Internacional e as Directivas Comunitárias. Estas barreiras são constantemente ultrapassadas pelos nossos vizinhos.
   A meu ver há um flagrante incidente diplomático e seria assunto mais que suficiente para solicitar uma Cimeira Ibérica Extraordinária para debater este assunto, estando o pedido eventual da mesma, já muito em atraso.
   Senhor Ministro do Ambiente e Senhores Secretários de Estado, é necessário dar um passo mais forte e fazer algo mais para nos defender, dado que há muita coisa em jogo.   Já não só as populações ribeirinhas, nem as centenas de milhares da "raia", agora já está posto em causa todo o nosso País pelo vexame de relações ou a marginalização delas. Obrigado.

      Despeço-me com cordialidade e apresento os meus respeitosos cumprimentos.......<

#DeMattosSébastien
Ambientalista
Blogger
Freelancer
https://sos-riotejo.blogspot.pt/
NB: 1 -  Para a nossa História restará que esta é a hora de actuar, e do que cada um de nós, fizer ou não, restarão esses registos para as gerações vindouras.  Obrigado a quem leu.
2 - Nada impedirá a Espanha-igualmente -de no futuro aqui alojar/depositar resíduos de outras centrais nucleares..... e a que Portugal não se poderá opor, nessa altura. Absolutamente.
3 - Portugal poderá ser acusado em diversas instâncias Europeias e Mundiais se nada fizer substancialmente. E claro pelo futuro Presidente da ONU que é Português, o que não deixaria de ser estranho e quase um paradoxo..
4  - Toda a classe politica actual, corre sérios riscos de ficar na nossa História pelos piores motivos. Gostaria que não e que este assunto seja de união.

www.lacronicabadajoz.com
El Ministerio de Energía aprueba al proyecto de construcción del Almacén Temporal Individualizado (ATI) de la Central Nuclear de Almaraz (CNA), cuyas obras, que ya cuentan con la aprobación del Ayuntamiento de Almaraz, empezarán el próximo mes de enero.