Engº. António Louro - Mação Florestal Vereador da Câmara Municipal de Mação) porque este aborda o problema da floresta também no contexto da desertificação e das assimetrias e portanto dentro deste contexto estamos sintonizados. Quando se abordam estas questões e estes Concelhos do interior, com especial ênfase neste Concelho de Mação, não há ilhas, ou seja, a situação já chegou a um tal ponto que teremos de estar todos do mesmo lado.
Mação e outros Concelhos do interior terão este problema por um lado os fogos que lavram de forma intens
a e quase todos os anos e que conforme o snr Engº diz os fogos acontecem derivado a muitos factores e que estarão todos entrecruzados. Um dos factos aludidos será a carga de matéria, envelhecida e que actua como rastilho e depois para a manutenção do fogo.
Palavras do Engº António Louro
..."... Só com o combate nunca iremos conseguir resolver o problema dos fogos no Concelho de Mação......
..... Precisamos de Escala - Projectos e Ordenamento.......
https://youtu.be/ZcRjxnpENAo
https://youtu.be/ZcRjxnpENAo (Vídeo com duas partes uma de dissertação directa abordando os fogos no Concelho e o que foi feito e se pensa fazer, e mostragem de quadros e diagramas com cerca de 1-h e depois a outra parte com perguntas e respostas)
...>...Em cada grande fogo perdem-se no mínimo cerca de 30 anos duma vida..<. Além disso e apesar de não ter sido referido, as pessoas afectadas com as percas de activos florestais, ficam afectados psicologicamente duma forma dramática. Traduzindo por miúdos isto quer dizer que quem tinha uma certa área estando esta pronta para corte e ardeu, é uma parte da vida desse proprietário que vai desaparecer. Igualmente, se estava a contar com aquela verba para fazer uma compra imobiliária para um dos filhos tal já não irá acontecer. Como alguém disse, cada sonho que deixamos para trás é um pouco de nós que deixa de existir..... e será isso em relação aos fogos florestais.
Parabéns à Câmara de Mação pelo trabalho que tem sido efectuado a nível da floresta e que já foi reconhecido como de grande nível, pelos nossos governantes bem como a nível internacional. Maçã tem sido pioneiro em algumas das iniciativas neste sector e claro dos fogos.
Foi uma coincidência eu ter visto este vídeo mas dado se tratar dum video que passa as 2 horas não foi fácil e nem será fácil para ninguém vê-lo de forma directa.
Sugiro até uma coisa muito simples para quem não o conseguir visualizar todo de seguida e que é memorizar ou anotar os minutos onde fica e depois retoma de novo nesse tempo e assim conseguirá vê-lo na totalidade.
Este artigo comecei-o a 29 de Janeiro 2017 e é o segundo deste meu blog abordando a floresta e o problema dos fogos, indo continuar em actualização pois também é um dos temas que sem ser fracturante diz respeito as todos.
Créditos das fotos para o Médio Tejo e obrigado a todos.
http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/macao-e-exemplo-a-seguir
http://www.bombeiros.pt/homenagem-2/
A homenagem do Bombeiros Portugueses a todos os bombeiros faleciudos em serviço e isso incluiu os 2 de Maç~ºao falecidos num incêndio neste Concelho
#DeMattosSébastien - Ambientalista - Blogger - Freelancer