Pesquisar neste blogue

domingo, 26 de fevereiro de 2017

COMPONATURA, (3) E A DESTRUIÇÃO AMBIENTAL, DO AR, SOLOS E RIBEIRO DA BOA ÁGUA EM TORRES NOVAS

https://sos-riotejo.blogspot.pt/2016/07/a-componatura-esta-destruir-o-ribeiro.html?m=1
https://sos-riotejo.blogspot.pt/2016/10/torres-novas-sugestoes-para-se-resolver_8.html

https://sos-riotejo.blogspot.pt/2016/07/a-componatura-esta-destruir-o-ribeiro.html

tag:_ Componatura




CONVÉM RECORDAR AO SENHOR MINISTRO DO AMBIENTE E SENHOR SECRETÁRIO DO ESTADO DO AMBIENTE

 que ainda não foram encontradas soluções para esta empresa "COMPONATURA" que continua a destruir todo o Ambiente em Torres Novas, desde o solo, ao ar e ao Ribeiro da Boa Água Sendo este o mais conhecido.. Os veios freáticos também já estão danificados.

   Acho muito estranho como será possível esta Autarquia não denunciar esta empresa às Entidades Oficiais.
     Convido este Senhor Presidente da Câmara de Torres Novas um tal Paulo Ferreira a voltar a habitar no seu Concelho e quando voltar do estrangeiro, deverá ser a primeira empresa a visitar esta COMPONATURA
      As Autoridades Centrais tipo a APA,, a ARH e o próprio Ministério do Ambiente estão a agir de forma ambígua e dupla neste Concelho. Dirigindo-me ao IGAMAOT gostaria que instalassem um pólo, aqui ou na Ortiga e de onde poderiam a partir da A.23, fazer inspecções quase em tempo real aos sítios mais importantes  nos distritos de Castelo Branco e de Santarém, quer dizer de Torres Novas, Tomar, Ourém, Fátima, Leiria, pois embora dê a ideia de que a Ortiga está longe é exactamente ao contrário, pois estando junbto ao Nó da A.23 poderão chegar rápidamente ao Nós da A.1 (TN-A23) e a partir daqui até evcentualmente prestarem apoiuo a outras Delegações da ARH e etc etc.
Já em 2015 e 2016 tinha sugerido esta possibilidade. Urge fazer esta monitorização dupla  24/24 h, seja por aparelhos e que registam e enviam a sms de imediato, mais a presencial, e não somente quando nós no terreno reclamamos/denunciamos pois desta forma dará a impressão de que andam a nosso reboque.
 Lisboa é muito longe....!|
     Volto a dizer o que disse ao longo do ano transacto, dado ser um Concelho neste Distrito de Santarém quase destruído em termos ambientais, deverá ser estabelecido um PLANO DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS COM UM PLANO EXEQUÍVEL SOBRE O QUE SERÁ NECESSÁRIO FAZER.

    No próximo sábado dia 4 de Março, todos os Movimentos Ambientalistas portugueses estarão presentes - unidos- em Vila Velha de Ródão a  mostrar a nossa indignação, revolta e tentativa de mostrar ao Governo de que em termos ambientais a região de Lisboa e Vale do Tejo e incluindo a Região Centro e nomeadamente a zona ribeirinha do rio Tejo, estão muito mal.. AS LEIS AMBIENTAIS HÁ DEMASIADO TEMPO QUE NÃO ESTÃO A SER CUMPRIDAS...(11/87: 58/2005, 226-A/2007 e a própria Constituição nos artºs.11, 66 e 80).
    Mas.... este assunto de Torres Novas  não está, de todo esquecido e a lista aqui neste Observatório Ambiental já ultrapassa as 50 empresas poluidoras/transgressoras (só neste Concelho)
      Como o Senhor Ministro  do Ambiente e Senhor Secretário de Estado devem saber, deve/terá de ser criada uma solução global para todo o Concelho  de Torres Novas versus empresas e não só pontualmente e sempre que há eleições falar-se sempre numa ou duas empresas dado a questão ser muito mais pesada tendo recentemente entrado a Renova nesta lista. Não adianta esconder o sol com uma peneira.!.  As populações também já se aperceberam de que não pode ser assim. Se estão a ser apoiadas pelo Partido socialista é duma forma e se a empresa não está  nesse circulo de amizades  então será doutra forma!!.. Há parcialidades e dualidades de critérios na forma de se olhar para estas empresas...                                                                                                                 Trata-se dum dos Concelhos mais poluídos de Portugal e onde nem sequer existe saneamento básico  e onde a Etar recentemente inaugurada esgotou a sua capacidade pouco tempo depois da sua inauguração. Precisa-se duma Etar industrial com urgência neste Concelho e que nem sequer está ainda no papel (projecto)!!...