Pesquisar neste blogue

domingo, 11 de junho de 2017

Fabrióleo, predispõe-se a custear emissário até à ETAR de Torres Novas

artigo em desenvolvimento-dado ser um tema fracturante regional-. são 16h de 11/6/2017 vou almoçar e jantar até já

Boa!
E, efectivamente isto da Ribeira da Boa Água-Torres Novas e rio Almonda, só se resolve com a construção de emissários próprios e até mais a Fabrióleo tem o mesmo direito que outras empresas em aceder à ETAR das Aguas do Ribatejo. Que pertence a todos os portugueses pois foi paga com os nossos impostos via OE e ainda na actualidade é uma empresa pública e comparticipada por fundos públicos se o novo Governo tem dúvidas pergunte-me.
Essa ideia de que as Aguas do Ribatejo são pertença dos Presidentes das Câmaras da Chamusca e Torres Novas está ultrapassada.Ou melhor, nem sequer se deveria colocar !!... Deixo aqui o juramento que estes dois senhores presidentes destas duas Câmaras fizeram há alguns anos atrás:  >> juro por minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas!!...<<. Mas qual honra? Quais funções, O que foi confiado destes dois Concelhos? Defender o quê? Quando, onde e porquê? E este território português pertence a estes dois snrs Presidentes? Será que tenho de responder? Cada um deve fazer o seu juízo de valor.
 Além disso as Águas do Ribatejo vivem de apoios públicos e se o quisessem verdadeiramente, já tinham resolvido todas as questões ambientais em Torres Novas. Ou eu não tenho razão?....Aparentemente tenho toda a razão e se o Ministério do Ambiente quiser resolver em definitivo esta questão basta seguir algumas sugestões que estão aqui neste blogue.
Seria também o seu dever público! De referir também que é um Concelho extremamente deficitário em termos de saneamento básico e que tanto a Autarquia respectiva como as Águas do Ribatejo já deveriam ter resolvido estas diversas questões. Absolutamente. Mas e como se resolve? Simples, mais planeamento, mais investimento e todos com saneamento básico e ligados a um sistema geral, público. Quer dizer uma cidade e Conselho mesmo a sério.
Trata-se duma boa decisão da Fabrióleo e deixa encostado à parede as Aguas do Ribatejo e os presidentes que terão andado a brincar com o Ambiente a fazer asneiras, pois os seus Concelhos não lhes pertencem, mas sim às populações e no fundo a todos os portugueses. Deixará também em maus lençóis a Componatura e que para mim será a principal poluidora regional. A lista é demasiado longa e está aqui afixada neste blog.
 Recordo que a própria administração desta empresa, já o reconheceu,(Componatura) bem como a APA e IGAMAOT . Ao ser aprovado este possível e futuro emissário desde a fabrióleo até à Etar das Aguas do Ribatejo, todos estes prevaricadores ficarão a descoberto e nisso incluo o senhor presidente da Câmara de Torres Novas, o Crit e até a Cadeia de Torres Novas, mais a Escola de Polícia, que terão andado a acusar a Fabrióleo quando eram outros a descarregar para o Ribeiro da Boa Água. Há cerca dum ano que tinha sugerido no meu blog, bem como ao Ministério do Ambiente esta possibilidade e embora cara é uma boa possibilidade para a Fabrióleo deixar de ser acusada. Estou curioso nos próximos capítulos. Ficará também à atenção do Ministério do Ambiente, Apa-Agência Portuguesa  do Ambiente e Igamaot-Inspecção geral dos Ministérios do Mar, Ambiente e Administração do Território.
       Conforme lhes disse recentemente numa reunião de trabalho, teremos todos de partir para uma nova fase e será das sugestões: como é que o problema a,b,c, se resolve sem se provocar mais desemprego e afectar o Pib nacional?
      O Governo Português, via Ministério do Ambiente, não pode ter actuações dúbias nestas questões e cito só o exemplo da Celtejo: o Governo tudo tem feito para ajudar esta empresa e que vai desde a concessão de volumosos incentivos financeiros como obrigou as hidroeléctricas a largarem água ao mesmo tempo que a Celtejo descarrega o efluente!. Era o mínimo para se obterem resultados.
          Acontece que em relação a Torres Novas há actuações estranhas do Ministério do Ambiente e se as leis são iguais para todos em Portugal, então também deve haver apoios para a Fabrióleo para se resolver a questão em definitivo desta acusação. Há várias possibilidades racionais em cima da mesa e obviamente uma será a criação de emissários directamente para a Etar Municipal e que todos nós pagámos via os nossos impostos e via o OE respectivo.
        Você que me lê amigo leitor, poderá questionar.... mas a Etar de Torres Novas não reúne condições!.. Pois acabou de ser inaugurada?.
   Respondo mas nesse caso alguém errou neste planeamento, pois já se sabia que esta nova Etar nunca iria resolver 100% dos problemas neste Concelho. Curiosidades: Mas esta nova Etar foi construída pelo Erário Público só para ajudar a empresa Y em detrimento da K? Se o foi carece duma investigação das autoridades, e já estamos com atraso.
      As Aguas do Ribatejo, erraram também ao deixarem que aqui se ligassem algumas empresas e deixando outras de fora....tipo a Fabrioleo! Absurdamente, estupidamente e anedótico. Penso que persecutório. aparentemente. Peço ao MP para reanalizar todo este processo. E do porquê umas empresas industriais se ligarem a esta nova Etar pública, em detrimento de outras. Mas fizeram isso a troco de quê? Dum pseudo planeamento? Ou só para safarem os amigos e depois seria o salve-se quem puder e o encerramento de empresas concorrentes?  Pura terra queimada!Se a ideia foi essa as Aguas do Ribatejo e as várias gerência deverão ser responsabilizadas criminalmente, pois erraram e continuam a errar...... ao não fazerem/desenvolveram um novo projecto de inclusão industrial ( aumento da capacidade esta Etar de imediato) e em que as cores partidárias ou outros interesses mesquinhos não entrem. 
Desde o projecto, aprovação pelas Entidades, busca de financiamento, expropriações e inicio da obra são necessários cerca de 6 anos...... e agora quem são os culpados? AS EMPRESAS? Penso que a resposta não é linear e falo como ex-industrial, dado que teremos de ter uma visão inclusiva em termos nacionais.

https://sos-riotejo.blogspot.pt/




http://www.mediotejo.net/category/politica/