Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Secagem dos rios Tejo, Rio Ponsul, Rio Sever, Espanha, Portugal SOS rios


Olá seja benvindo a um artigo de opinião,  SOBRE O RIO TEJO, RIO PONSUL E RIO SEVER, leia tudo, não tire juízos de valor ou só de semântica, pois a intenção é só passar a mensagem e o conhecimento,, Capte só conhecimento e uma das formas de abordagem.
Quer saber quem eu sou, o que faço aqui e para vou? É um cliché!... Está quase tudo aí ao lado. Também pode perguntar e se for aqui o Google até gosta disso. Ou melhor o Google gosta  muito do que escrevo, porque sou o autor e é tudo original e isso é importante para o tal algoritmo.

 Obrigado se ler.
SERÁ AINDA POSSÍVEL SALVAR A CABECEIRA DO TEJO + A BARRAGEM DE ALCÂNTARA E OUTRAS BARRAGENS+ O RIO TEJO INTERNACIONAL? PENSO SER IRREVERSÍVEL SENDO A RESPOSTA NEGATIVA!!¿ES POSIBLE SALVAR LA CABEZA DEL TAJO + LA PRESA ALCÁNTARA Y OTRAS PRESAS + EL RÍO TAJO INTERNACIONAL? ¡YA CREO QUE ES IRREVERSIBLE!
 Falamos de milhares de hectómetros Hm3 cúbicos de água que foi vendida ilegalmente, desbaratada, e desperdiçada. O fim deste status quo está a chegar e lamento tudo o que foi feito sem estudos e ponderação racional. Portugal também não passa sem a minha acusação, pois podiam e deviam ter criado transvases para o sul de Portugal, ou melhor para o alto Alentejo, e criar uma rede, a partir de Crestuma  no rio Douro e isso não foi feito, e se o pensarem fazer agora pode já não haver água para tal! Pelo menos a partir do Tejo, Pois o País, não tem recursos, está endividado e envelhecido e as ideias escasseiam. A água idem. Mas e porquê Crestuma e o rio Douro? Tem várias, respostas, porque abaixo de Crestuma vai tudo para o mar, porque a água do rio Douro não sofre a pressão urbanística do rio Tejo, o rio Douro tem uma boa qualidade e um bom caudal e podia suprir todas as barragens portuguesas. Claro tratar-se-ia dum investimento para várias Legislaturas. E de resto com as alterações climáticas nem há outra solução e além disso a chuva cada vez será menos e não o contrário.
Sim claro, há culpados nesta situação entre Espanha e Portugal. E indico os dois principais culpados, todos os governos de Portugal e Espanha nos últimos 50 anos, mais os grupos económicos das Hidroeléctricas, que são manipuladores e só veem o lucro da água e não o ambiente e a nossa sustentabilidade.
Estou convencido já ser demasiado tarde para salvar a Cabeceira do Tejo + o Tejo Internacional + a barragem de Alcântara e outras barragens a jusante, ou seja em direcção a Portugal. . Incontornável!.! Tiveram culpas todos os governos de Espanha e de Portugal.
Sim, claro, Portugal e Espanha vão passar por grandes dificuldades na questão e gestão da água e além disso os veios freáticos vão secar...!! Ou melhor todos os furos a centenas de metros irão secar-terminar.
Para os mais jovens informo que na década de 60 os veios freáticos/ e nascentes estavam a cerca de 2 m de profundidade. Cheguei a ver a descoberta de nascentes a 2m...., Tudo isso acabou! A nova Era está a chegar à Península Ibérica.Mas um pouco por todo o mundo pois o planeta está a ficar esgotado, e de tudo.... TODOS OS TRATADOS RATIFICADOS NÃO FORAM CUMPRIDOS OU só muito parcialmente!!...
. Todos os estudos científicos afirmavam e afirmam o mesmo em relação à desertificação e avanço do deserto na Península Ibérica (alterações climáticas) e ambos os países não tomaram medidas .....por exemplo de reconversão de culturas, contenção de gastos, aproveitamento de águas pluviais e recuperação diversa para segundas utilizações,, penalização de indústrias expressivamente gastadoras, por ex a indústria de celulose e até outras industrias dos mais gastadores a nível mundial + os campos de golfe e etc.. A Província de Espanha abastecida pelo transvases do rio Tejo irá ser a mais penalizada. Foi tudo bom e bonito transformarem uma zona seca e árida numa zona exportadora de frutas e legumes para toda a Europa,, mas estamos a chegar ao fim dum ciclo, Por exemplo ,... não foi feita, a sensibilização e aculturação-culturização da juventude, professores,e escolas, por exemplo programas radiofónicos e televisivos. Também programas obrigatórios nos currículos. .Nada disso foi feito ou só desgarradamente e esporádico e não integrado com um conceito firme e objectivo da defesa do planeta. É verdade que a juventude começou a acordar, mas pode já ser demasiado tarde..
Tudo isso foi menosprezado e marginalizado!.... Os exemplos são às centenas e milhares nos nossos dois países, com o menosprezo pelo Ambiente e os rios em particular. Claro no fundo, no fundo, somos todos pessoas e todos culpados,.... ninguém passa incólume, e neste caso as pessoas preferem os postos de trabalho, o seu modo de vida, e bem estar, a defender o ambiente e o Planeta, e agora os resultados estão à vista de todos!!... . A palavra >irreversibilidade< pode já estar em cima da mesa.. Claro, os incêndios também vieram ajudar contra nós e o Planeta,..... com o fim da "fotossíntese" em algumas áreas, e portanto é normal não chover nessas áreas ou só muito raramente. É assustador, e lamentável, mas é uma constatação.


Curiosidades: Mas e porquê voltar a escrever neste blog depois duma paragem forçada de cerca de 2 anos?
Simples, é que as razões são em crescendo, com a falta de água nos diversos rios...... e com a possibilidade de se estender a outros rios!!... Agora é certo que a poluição irá voltar ao rio Tejo. E porquê? Simples é que o rio Tejo serve de transportador aos efluentes da Celtejo e Vila Concelho de Vila Velha de Ródão e portanto não havendo caudal estas descargas irão resultar em nova eutrofização, poluição e morte no rio Tejo. La Palisse!
Mas e o que acontecerá, do lado espanhol, em relação à secagem da cabeceira do Tejo e das barragens espanholas? Veja a minha resposta. em cima.
Deixo aqui um alerta de imediato ao XXII Governo Português, Ministério do Ambiente de Portugal, Apa, Assembleia da República e actuais deputados:.....>>>> A ESPANHA FARÁ NOS RIOS INTERNACIONAIS DOURO E GUADIANA, O MESMO QUE FEZ NO RIO TEJO!!. Ou seja, farão transvases do Douro e Guadiana para outras zonas secas ou que precisam. Mas obviamente, é só uma questão de tempo. Espero que agora a nossa classe política  esteja mais sensibilizada e não aconteça o que aconteceu entre Franco e Salazar na década de 60.

Espero que valha a pena o meu retorno à escrita e potenciando o activo, a nível mundial deste blog SOS RIO TEJO, #SOSRIOTEJOPORTUGAL, sim claro se há dezenas de milhar de leitores a nível mundial é porque terão interesse no que escrevo. Eu vejo essas estatísticas várias vezes ao dia e até me interrogo mas porquê o País tal e tal? Bem não tenho essa resposta, só que a nível mundial há dezenas de milhares de pessoas a ler os meus artigos. Até me interrogo se não estarão a fazer livros com os meus artigos, pois basta mudar o nome do rio e o artigo pode ser aproveitado!!.. Além disso normalmente não me limito a fazer denuncias nas redes sociais, Entidades Governos e comunicação social. Normalmente também apresento sugestões para se resolver essas questões que são sempre fracturantes e danosas para o Ambiente, a região, os concelhos limítrofes e o planeta.

Uma outra questão é que conheço mais linguagem SEO, e de vez em quanto até consigo fazer optimização e nisso terei muito trabalho aqui no blog, pois quase todos os artigos tem problemas de optimização e eu não consigo pagar a terceiros...