Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Rio Tejo-quem são os poluidores?O Governo quer resolver a questão Celtejo?Mas não estava resolvido? Não!

                      
                           



 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A POLUIÇÃO NO RIO TEJO
                                                REVISÃO DOS ANOS DE 2018 e 2019
AFINAL QUEM SÃO OS POLUIDORES DO RIO TEJO?
PORQUE RAZÃO O MINISTÉRIO DO AMBIENTE E A SUA APA ESCONDEM ESTES DADOS?
O Governo anterior -  sendo que o actual é quase o mesmo- elaborou um estudo sobre o rio Tejo em que atesta que a Celtejo é um dos principais poluidores. Quem sou eu para desmentir o Governo e a APA-Agência Portuguesa do Ambiente? Limito-me a ler e a estudar a legislação e o que vão publicando, um pouco contra a vontade!
OS GOVERNOS DESEJAM RESOLVER AS QUESTÕES AMBIENTAIS E NOMEADAMENTE A QUESTÃO DA CELTEJO E DA CAIMA NO RIO TEJO?
Respondo: aparentemente não, pois se o quisessem fazer era fácil. Alteravam o actual quadro legislativo e aplicavam medidas concretas, racionais e planeadas visando o objectivo do controlo definitivo dos efluentes
sobre Ambiente, dificultando ou mesmo impedindo as descargas no meio hídrico.  Os rácios químicos do efluente da Celtejo terão de ser reduzidos e ser controlado de forma directa na descarga.E tal é possível? Sim, claro. No principal alteravam o Decreto-Lei 226-A/2007 e seguintes. Exemplos artºs 5º e 6º do mesmo Decreto >Os utilizadores que explorem instalações susceptíveis de causar impacte significativo sobre o estado das águas ficam ainda obrigados a definir medidas de prevenção de acidentes e planos de emergência que minimizem os seus impactes.
6 - Qualquer acidente ou anomalia grave no funcionamento das instalações, nomeadamente com influência nas condições de rejeição de águas residuais ou no estado das massas de água, deve ser comunicada pelo utilizador à autoridade competente no prazo de vinte e quatro horas a contar da sua ocorrência.< Sugiro também que crie um novo Código Juridico Ambiental em Portugal que abarcará toda a legislação ambiental dispersa + o Quadro da Àgua.+ alguns artigos do Código Civil.
Portanto são os prevaricadores quem mandam nos rios e no caso no rio Tejo em Portugal..
O Ministério Público e Ministério da Justiça, deveriam pugnar para estas alterações e não vejo vontade política para tal. Uma vergonha e lamentável.
PARA QUE SÃO NECESSÁRIAS 24 HORAS PARA A CELTEJO E OUTRAS INDUSTRIAS AVISAREM A APA E O Ministério do Ambiente? Releia de novo! Pois isto existe em Portugal!
É uma pergunta/resposta intrigante, pois se vivemos na época das novas tecnologias, e do Simplex e da desmaterialização, porquê 24 horas para avisar? E então as populações são abandonadas por todos? Quem protege as populações e a sua forma de alimentação ancestral à base do peixe do rio? As populações entram onde neste esquema e jogo absurdo e estúpido? Respondo: Porque essas horas são necessárias para os efluentes chegarem ao mar e depois combinarem com as hidroeléctricas uma descarga forte para limpar e lavar. Só depois disso é que avisarão a Apa,(se o fizerem!...) o que pode já ser tarde ou irrelevante a recolha de amostras. Estes artigos fazem parte de um conjunto de leis anacrónicas que não vejo vontade política em alterar. Nem o Governo do PSD e nem este PS. Actualmente o abuso é de tal ordem que as empresas já nem avisam, quando fazem descargas em excesso, ou fora dos limites químicos.  O Grupoo Altri é o caso mais paradigmático cá em Portugal. Desconheço se corrompem os politicos! Mas até parece!A Apa não controla nada e argumenta que não pode estar em todos os lados. Falacioso!Lamentável é o mínimo que digo..
MAS E HAVENDO UMA ALTERAÇÃO LEGISLATIVA, RESOLVE-SE O PROBLEMA DA POLUIÇÃO NO RIO TEJO?
RESPONDO: Não! A questão legislativa é só uma das partes, quiçá, a mais importante!. Terá de se avançar para um patamar superior com uma integração racional e total. .Mas a questão da Celtejo e da Caima terão de ser objecto de solução integrada! Mas o que é isso? Simples, os aparelhos sensores que foram colocados no rio Tejo, foram-no para calar a opinião pública. Podem lá continuar se fizerem algo.. Esses resultados terão de ser de livre acesso público. Absolutamente!  Mas e voltando atrás, porque a Apa se recusa a controlar directamente os emissários? Se a APA e o Ministério do Ambiente e o Governo no seu todo quiserem resolver esta questão em definitivo, colocam esses sensores no tubo/emissário de descarga da Celtejo e da Caima. É tudo? Não, a GNR de Vila Velha de Ródão deve ser aumentada, pois para grandes males, grandes remédios e uma delegação do Sepna deve ficar aqui adstrita, seja Vila Velha de Ródão. Aconselho que os seus membros não sejam locais.. Porquê o Sepna em Castelo Branco se é aqui que estão os problemas.? O Sepna também terá de ser reformulado a nível Nacional e ser mais atuante em locais pré-conhecidos. Era bem vinda também uma delegação do IGAMAOT para Vila Velha de Ródão ou até aqui na Ortiga!. Porquê na Ortiga? Há aqui locais apropriados para a recolha de espuma celulósica...antes de passar na Etar de Ortiga e Abrantes. Este local de Ortiga é o local ideal para recolher amostras pois é a primeira queda de água natural depois da barragem do Fratel. Porque também fomos dos poucos que partimos para a defesa do Tejo ao contrario de Vila Velha de Rodão que continuam calados. Claro terão medo, assim, como Cacia e Figueira da Foz! Claro o medo impera por aqueles lados. Eu por exemplo fiz a minha parte, criei o Grupo ambientalista sos observatório ambiental do rio tejo Portugal, + diversos grupos e páginas sociais e o blog sos rio tejo onde escrevo amiúde. Participo muitas horas por dia na defesa do ambiente e à escala global. Enquanto estas medidas não forem concretizadas os governos brincarão ao ambiente, prejudicando o rio Tejo e outros rios em Portugal.! Não concordo com a teoria dos governos de que não se pode colocar uma autoridade junto de cada industria!. Não, nada disso e são argumentos falaciosos. Basta que tal seja feito em 4/5 locais cirúrgicos em Portugal.(Cacia, Estarreja, Figueira da Foz , Constância e Vila Velha de Ródão) Além disso a maioria da industria cumpre as regras. E há interesse governamental em mexer com um grande grupo económico? Os factos mostram que não. As próprias multas atribuídas pelo IGAMAOT são-lhes perdoadas quase sempre. A Justiça também não funciona.Lamentável! Será que este Governo e outros Governos são corruptos? Já duvido do Ministério Público, pois as promessas que fez sobre o rio Tejo não as cumpriu! Lamentável. Gostava de ter certezas.
SENSORES QUÍMICOS INSTALADOS NO RIO TEJO EM 2018-RESULTADOS?
Pergunto: Mas e então os tais sensores instalados pela Apa em 2018 não alertam para estes efluentes descarregados no Tejo? Respondo parece que não valem nada, pois foram lá colocados só com uma intenção,.... para nos calarem, aqui nas margens do rio Tejo!! Como nós ambientalistas mexemos com os votos isso incomoda os governos. Portanto puro show-off. Lamentável é dizer pouco, pois está tudo de feriado e de férias. Claro os prevaricadores aproveitam estas ocasiões, sabendo que governo, entidades (APA+IGAMAOT), policias (SEPNA) e políticos está tudo de descanso em férias de natal e ano novo. Estes dados terão de ser disponibilizados à opinião pública, de forma imediata e automática. Acesso livre sem responder a questionários nem inscrições em bases de dados. Deixo a pergunta para a Apa, segundo testemunhos o rio Tejo vai branco já tem 8 dias, e então os sensores não funcionaram?

CRIAÇÃO DO CORPO DE GUARDA-RIOS em 2018 E 2019-RESULTADOS?
Outro caso. Este corpo foi criado a nosso pedido sim senhor, mas para serem mais actuantes!. As populações merecem ser informadas sobre as suas demarches. É que vivemos em democracia e isso é normal. Ou a APA ainda não se apercebeu disso que vivemos em democracia e as populações têm direitos?? Já fizeram algum trabalho de mérito? Nada! Então nestes últimos dias com o Tejo branco onde terão andado os guarda rios? Ou cumprem o horário da função pública?  Ou os tais guarda-rios estão a controlar o que nós escrevemos nas redes sociais?Os seus telefones e email não deviam ser tornados públicos? Sim claro. Mas a Apa acha que não! E por isso e em conclusão os actuais guarda rios, só trabalham de segunda a sexta às 15h e não trabalham nem sábados, domingos ou feriados. Parece que terão horário demasiado rígido para defender o Ambiente!. Para já os primeiros resultados dos guardas rios são muito maus mas não inesperados!. Que possam ao menos passar pequenas multas e sem carácter apelatório, de por exemplo até quinhentos euros! Com execução imediata. Sem isto revisto para que servem afinal os guardas rios? Respondo para nos calarem e ficarem bem vistos junto da opinião pública. Voltamos a falar de votos. Se os guardas rios não se assemelham em nada aos antecessores afinal servem para quê?
LICENÇA PASSADA PELA ARHto À CELTEJO PARA PODER POLUIR QUASE À VONTADE DE 2016 ATÉ DEZEMBRO DE 2018!! FOI PRORROGADA? E A ETARI DA CELTEJO A QUEM FOI PRESTADA VASSALAGEM, DEIXOU DE FUNCIONAR?
Poluição no rio Tejo últimos dias de 2019
Autorização dada à Celtejo para poluir até fim de 2018!. Então esta autorização ainda é válida?
Então de onde vem agora esta fibra de celulose? E será celulose? Aparenta!
A Apa quer recolher amostras? Tenham essa vontade e iniciativa chegam aqui na Ortiga ou em Abrantes e recolhem à vontade. Então a Apa e Igamaot vão de férias e não deixam um piquete de prevenção?. Parece que a Causa Ambiental fecha para férias!.... Tudo anacrónico, amadorismo, desleixo, incúria e incompetência. Dizer inércia e inépcia é dizer pouco pois as palavras são verNaculares. Só Deus poderá resolver isto ou uma catástrofe pois a raça humana não o consegue.

MULTAS ATRIBUÍDAS PELO IGAMAOT E PERDOADAS PELOS TRIBUNAIS ! OU SUBSTITUÍDAS POR VALORES SIMBÓLICOS OU SIMPLES CARTAS DE ADMOESTAÇÃO! JUSTIÇA? MAS QUAL JUSTIÇA? PORTUGAL NO SEU MELHOR E A SAQUE!

Para dizer que nos últimos 2 anos quase 80% das multas foram perdoadas ou substituídas por multas simbólicas, aos prevaricadores ambientais, e, nomeadamente, à Celtejo. Faço votos para que 2020 nos traga boas notícias por parte da JUSTIÇA PORTUGUESA. Caso contrario fica a pergunta: que adianta termos leis se são os próprios Tribunais que não as cumprem ou simplesmente relevam? Aprendi nos estudos que os Tribunais são um dos pilares dum Estado de Direito e da Democracia. Bem vou esperar mais um pouco e sentado, para ver se tal se confirma!. A nossa democracia tem um grande problema e que se chama JUSTIÇA..!.. Que venha rápido esse 2020 ...
>>O que escrevi em 30/3/2018< "...Trocar uma coima de 100.000 por uma doação de 500 aos bombeiros é um bom negócio dando mesmo a impressão de que as sentenças judiciais continuam a ser vendidas!.Há mais >Rangeis< espalhados por aí neste negócio da justiça..Começa a parecer um negócio estes julgamentos ambientais onde entram grandes empresas . Ou melhor eu nem sei se é a celtejo que é a visada mas aparenta..."

O QUE PENSARÁ O SNR PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISTO ? SEJA, DA POLUIÇÃO DOS RIOS E DO RIO TEJO EM PARTICULAR?
Pergunta: Mas o snr Presidente da República vai algum dia falar em defesa dos rios portugueses e do rio Tejo em particular? Respondo: aparentemente tal nunca irá acontecer pois a palavra ambiente queima e foi varrida do seu dicionário. E tem cumprido a promessa de defender e ser presidente de todos os portugueses? Aparentemente não conseguiu e seguindo a mesma politica nunca falará uma só palavra para defender o ambiente e o Tejo em particular. A Ortiga está de braços abertos para o acolher aqui num mergulho com espuma celulósica. Sinta-se à vontade snr Presidente para nos visitar pois até temos um nó da A23 à sua disposição. Nós estamos todos ávidos de o ver mergulhar aqui na Ortiga, fica o desafio para 2020, de integrar na sua agenda. Desde que possível claro e além disso, nós os defensores do rio Tejo somos os corvinos de Portugal! Se mergulhar antes das 10 h quase de certeza que terá direito a espuma grátis.

QUESTÃO EM VILA VELHA DE RODÃO, SANEAMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS MISTURADOS?!!:

Todos os efluentes públicos da industria privada e o saneamento publico foram encaminhados em 2018 para a ETARI PRIVADA DA CELTEJO!  Isto foi natural e normal? Claro que não e parece ser caso único em Portugal! Porque isto foi feito? Para calarem a opinião pública! Aparentemente!
   E o sistema depurador da ETARI da Celtejo tem capacidade para absorver estes dois sistemas publico e privado, de saneamentos? Aparentemente não! E o rio Tejo tem capacidades depuratórias para absorver tudo e mais alguma coisa da Etari da Celtejo + o aumento da produção da Celtejo?. Aparentemente há um limite que já devia ter sido imposto >à Celtejo, pois assim o rio Tejo não conseguirá depurar todo este efluente! Esta última semana deste fim de ano de 2019 mostra isso mesmo. A não esquecer também o efluente idêntico descarregado pela empresa do mesmo grupo a Caima em Constância+ todas as etares municipais e outras publico-privadas (ex as águas do Ribatejo,+ Epal e mais Epal Tejo). É um desafio que o Governo tem! Ou defende a Causa Ambiental e os Tratados que tem ratificado+as diversas leis ambientais e Quadro da Água, com o foco no Rio Tejo ou defende a Celtejo!. Para já e no imediato temos o sistema público de saneamento (s) da Vila de Vila Velha de Ródão misturado com o sistema privado da Celtejo. E qual a solução? A solução óbvia passará por esta Vila de Vila Velha de Ródão, ter a sua ETAR própria, respeitando os limites químicos para o envio do efluente para o rio Tejo. Os dois sistemas terão de ser separados, pois é qualquer coisa de impensável, mesmo ilógico e absurdo. Penso mesmo de ilegal em Direito. Foi uma decisão precipitada em 2018. Evidente!.
Este Governo o seu Ministério do Ambiente terão vários desafios ambientais para este novo 2020.Idem idem a sua Apa-Agência Portuguesa de Ambiente. Começamos uma nova década e são precisas novas ideias e o rio Tejo não pode ser o esgoto de toda a industria, e começando logo em Vila Velha de Ródão! São precisas novas leis e cumprir as que já existem. O Pilar da Justiça, terá de ser mais incisivo e actuante. As multas atribuídas pelo IGAMAOT terão de ser cumpridas ou até aumentadas e não relevadas pela Justiça como tem acontecido.
   Conclusão, os governos não poderão autorizar tudo e infinitamente , à Celtejo! Claro idem para todas as industrias deste grupo económico, mesmo noutras localidades. Obviamente.. Com as alterações climáticas e redução de caudais, o rio Tejo tem limites! Não basta empurrar com a barriga. Precisamos de decisões racionais. Em relação à Caima já falei é necessário colocar sensores no emissário de descarga. Sugiro também que abaixo da Caima alguns metros na margem esquerda seja feito um rastreamento analítico total, sobre a qualidade da água do Tejo.

PEIXE CONTAMINADO OU NÃO? CADEIA ALIMENTAR DAS GENTES RIBEIRINHAS AFECTADA OU NÃO?
      Obviamente que sim! As análises foram feitas? Porque não são feitas? E as pessoas vizinhas do Tejo que se alimentam deste peixe contaminado, entram onde nesta equação? Acho que não entram, aparentemente!  São meros número e que aparentemente deixaram de contar. Porque as análises microbiológicas não são feitas? E se forem efectuadas por um organismo independente, em França, por exemplo, o Governo versus Apa, aceita-as? Ou irá desacreditá-las? O aumento exponencial dos cancros entram onde nesta história?  Porquê esconder estes números da população e dos familiares que já faleceram? O Governo tem medo? Ou só olha aos votos? Sim é para meter medo! E as pessoas? Quantas pessoas já morreram de cancro, por comerem peixe contaminado?

Dúvidas específicas? Entre em contacto e não procuro exposição mediática, nem entrevistas. Evitem ligar-me por telefone ou wp, pois não responderei a perguntas por telefone e um melhor ano 2020.. Ou melhor não me façam perguntas.  Quer saber mais sobre o rio Tejo e Ambiente, estude no sos-observatório ambiental, pois está lá tudo.

#RioTejoPortugal
#thisisLisboagreencapital2020

#demattossebastien
Notas pessoais
Os tópicos foram estes aqui em baixo e que poderão ser actualizados, rectificados ou até anulados. A Constituição dá-me o direito de intervir publicamente (e a todos) na defesa ambiental e do meu País. A classe política terá de fazer alterações de contexto para que as pessoas possam intervir, cumprindo a Constituição, como digo. Não sabem a que me refiro? Perguntem.
>>Escrito de forma psicologicamente intempestiva, mas acima de tudo respeitadora.  Além disso, todos estes assuntos são públicos, tendo-me limitado a agregá-los. Nada me move contra pessoas ou empresas, ou políticos, ou Governos, pois nem os conheço pessoalmente. Aos Governos caberá encontrar respostas ambientais, pois foi para isso que foram eleitos. A não esquecer os Tratados RATIFICADOS por Portugal e que não cumpre. Querem o maior exemplo em Portugal-que não foi tido em conta até hoje? Perguntem.. Lamentável! O facto de por vezes, não haverem leis apropriadas para defender as pessoas e o ambiente, não iliba os Governos do País, antes pelo contrário penaliza-os e responsabiliza-os. Acontece que a inércia e inépcia é de tal ordem que nem se apercebem das ilegalidade que cometem, e cito só o exemplo dos Tratados Ratificados e não cumpridos! Podendo inclusive ser-lhes levantada a imunidade e responderem criminalmente sobre as tropelias ao Ambiente em Portugal<< Claro são precisas muitas respostas.A população ribeirinha do Tejo tem sido demasiado sacrificada e além de ter esse direito, exige essas respostas..
Republicações, ou retiradas parciais de texto são autorizadas desde que a fonte citada. Não autorizo a retirada de frases, pois irão desvirtuar o contexto. Retire o tópico completo! Bom 2020 

https://sos-riotejo.blogspot.com/2020/01/rio-tejo-quem-sao-os-poluidoreso.html link directo para este artigo

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A POLUIÇÃO NO RIO TEJO
REVISÃO DOS ANOS DE 2018 e 2019

AFINAL QUEM SÃO OS POLUIDORES DO RIO TEJO?
PORQUE RAZÃO O MINISTÉRIO DO AMBIENTE E A SUA APA ESCONDEM ESTES DADOS?

OS GOVERNOS DESEJAM RESOLVER AS QUESTÕES AMBIENTAIS E NOMEADAMENTE A QUESTÃO DA CELTEJO E DA CAIMA NO RIO TEJO?

PARA QUE SÃO NECESSÁRIAS 24 HORAS PARA A CELTEJO E OUTRAS INDUSTRIAS AVISAREM A APA E O Ministério do Ambiente sobre descargas acidentais? E um efluente não tratado descarregado é uma descarga acidental? Releia de novo!

MAS E HAVENDO UMA ALTERAÇÃO LEGISLATIVA, RESOLVE-SE O PROBLEMA DA POLUIÇÃO NO RIO TEJO?

SENSORES QUÍMICOS INSTALADOS NO TEJO EM 2018-RESULTADOS?

CRIAÇÃO DO CORPO DE GUARDA-RIOS 2018 e 2019! RESULTADOS?

LICENÇA PASSADA PELA ARHto À CELTEJO PARA PODER POLUIR QUASE À VONTADE DE 2016 ATÉ DEZEMBRO DE 2018!! FOI PRORROGADA? E A ETARI DA CELTEJO A QUEM FOI PRESTADA VASSALAGEM, e apresentada como uma solução endeusada e definitiva DEIXOU DE FUNCIONAR?

MULTAS ATRIBUÍDAS PELO IGAMAOT E PERDOADAS PELOS TRIBUNAIS! OU SUBSTITUÍDAS POR VALORES SIMBÓLICOS OU SIMPLES CARTAS DE ADMOESTAÇÃO! JUSTIÇA, MAS QUAL JUSTIÇA? PORTUGAL NO SEU MELHOR E A SAQUE!

O QUE PENSARÁ O SNR PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISTO ? SEJA, DA POLUIÇÃO DOS RIOS E DO RIO TEJO EM PARTICULAR? ALGUMA VEZ IRÁ FALAR?

É verdade que estas fotos são de 2015 mas na última semana de 2019 já temos actualizadas no nosso grupo do facebook. A poluição está de volta! Lamentável.