Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Rio Nabao afluente do rio Zezere poluido- Cidade Templaria-Tomar Portugal



RECENTE EMPRESA TEJO AMBIENTE CONFESSA ERROS JUNTO AO RIO NABÃO-TOMAR E ARREDORES.

Confesso que fiquei surpreendido positivamente em relação à confissão de prevaricação ambiental, entenda-se. É que não é costume um prevaricador ambiental, vir assumir a sua “mea culpa” por algum acidente/incidente ambiental. Neste caso concreto falamos do rio Nabão, na sua passagem pelo Concelho de Tomar, um afluente importante do rio Zêzere que por sua vez é um importante afluente do rio Tejo.
É verdade que se trata dum empresa Intermunicipal-Publica recente, seja esta Tejo Ambiente, mas também por isso devemos e teremos de prestar atenção aos seus conceitos e planeamentos estratégicos. Afinal quem geria as etares de Seiça e outras até 31/12/2019?
Mas, as autarquias responsáveis por estas etares também já o poderiam ter feito, - apresentando projectos aos diversos Quadros Comunitários- reconhecendo erros e desajustamentos. Ou seja investindo nestas etares. Quase sempre as mesmas estão obsoletas descarregando directamente para os rios. Este problema, é demasiado evidente e conhecido de todos nós no Rio Nabão, descargas ilegais quase diárias neste rio, que não tem caudal para absorver efluentes sem pré-tratamento e em grande quantidade. E digo mais, no verão até pode acontecer o caudal deste rio ser mais de efluente das Etares do que um caudal natural e equilibrado!.. O que diz a lei sobre os acidentes/incidentes ambientais e os alertas públicos para tal? Bem a lei está desajustada/ultrapassada e carece de alterações, mas presentemente dá 24 horas ao prevaricador ambiental para avisar as autoridades, por exemplo, a Apa, o Igamaot, as CCDRs, e até o Ministério do Ambiente. Trata-se dum absurdo legislativo o provocador/responsável ter 24 horas para avisar!!.... Ver o Decreto-Lei 226-A/2007 artº5º nº6. Ao mesmo tempo, eu pessoalmente acho que deverão/terão de ser avisadas as autarquias locais vizinhas/contíguas desse acidente, mais a comunicação social e redes sociais. E actualmente com tudo digitalizado até enviar um sms para todos os cidadãos dessas localidades. Absolutamente!. Por exemplo o peixe desse rio não deve ser ingerido durante algum tempo, nem tomar banho nesse rio. Actualmente há prevaricadores que nem sequer avisam para uma descarga extemporânea, sendo a mesma já assumida como normal e recorrente, não tendo de avisar ninguém!. Por exemplo no rio Tejo tal acontece diariamente. Eu estou aqui em Ortiga na margem direita do Tejo e observo isso.
Ainda em relação a esta nova empresa intermunicipal semi-publica, Tejo Ambiente, dado que irá trabalhar com fundos públicos, vamos vendo qual a sua atitude, pois não basta dizer e assumir que estão a cometer erros nas margens de alguns rios e depois não tomar atitudes para ultrapassar esses problemas, em curto, médio prazo . Planeamento terá de ser a matriz. Não aceito por principio a palavra mitigação, pois antes de chegarmos a esse ponto, há que tomar medidas e planear a resolução destes problemas ambientais. Quando se diz que o problema tal vai ser mitigado há que analisar anteriormente o que aconteceu, ou não foi planeado, em relação a esse acidente ambiental. Claro, aí terá de haver responsáveis civis e criminais. Esse rio Nabão, esse ecossistema, mais as pessoas ribeirinhas terão de ser obrigatoriamente os pilares dessa sustentabilidade que todos nós queremos. Mitigação, nunca foi e nem pode ser uma solução sustentada. Sejam bem vindos senhores da Tejo Ambiente, cá estaremos para ver as vossas soluções junto a este rio Nabão e outros rios e ribeiros,, não esquecendo que é um importante afluente do rio Tejo.

Uma palavra de reconhecimento para o Américo Costa, habitante e defensor acérrimo deste rio Nabão em Tomar. Fiquem bem.
Rio Nabão-Tomar-afluente do rio Zêzere-que é afluente do rio Tejo- Portugal-recorrentemente poluído-Empresa Tejo Ambiente assume culpas (Portugal) Estas são palavras da Rádio Hertz
...José Santos, director-geral da recém-criada Tejo Ambiente, assumiu «responsabilidades no estado do Nabão» – no que aos casos de poluição diz respeito, entenda-se – mas diz desconhecer «qual é a quota-parte dessa culpa» tendo em consideração outros “fenómenos” que atingem o rio, nomeadamente descargas ilegais. O dirigente esteve na recente reunião da Câmara de Tomar para apresentar a referida empresa – na companhia do director-financeiro, Carlos Agostinho – e foi nessa altura que fez “mea culpa”, justificando-a com a incapacidade das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) a Norte de Tomar, estruturas que, em dias de chuva, recebem um caudal «três vezes superior à real capacidade». Por aqui – em parte – se explica, assim, que o Nabão apresente sinais de evidente poluição… horas depois de precipitação mais intensa. Nesta apresentação, José Santos fala na necessidade de investimento para ultrapassar este problema. Só um emissário obriga a um gasto superior a dez milhões de euros,      advertiu:...

De mattos sebastien,
Sos rio tejo,
Sos observatório ambiental rio Tejo,
Rio Nabão poluído Tomar

Camara de Tomar,
Américo Costa.

Agência Portuguesa do Ambiente,

Portugal nao cumpre Directiva Europeia Quadro da Agua

Rio Nabão Tomar Portugal empresa Tejo Ambiente

#StaysafestayhomeMrMinisterofenvironmentinPortugal

#TheshameoftheEuropeanCommunityCEintheEnvironmentincredible

#PortuguesetourismCEandpollutedPortugueserivers

#IamashamedftheenvironmentinPortugal

#IntheenvironmentweareabadstudentinEurope

#LahontedelaCommunautéeuropéenneCEsurlenvironnementincroyableauPortugal

#Letourismeportugaisetlesrivièresportugaisespolluéeslahonte

#domainelenvironnementnoussommesunmauvaisélèveenEurope

#JaihontedelenvironnementauPortugal

#Lahonteportugaise

#DesdizainesderivièrespolluéesauPortugalunehonte

#DozensofpollutedriversinPortugaladisgraCE

#EnvironnementLePortugalnestpasleCristianoRonaldodelEurope