Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de junho de 2020

CELTEJO - CAIMA - CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ - RIO TEJO FALTA DE ÁGUA - ENCERRAMENTO DA FABRIÓLEO




Mesmo sem todas as estrelas, a nossa bandeira Europeia é comunamente aceite por todos os países desta CE. Tanto a bandeira como o símbolo CE são de imediato reconhecidas a nível global. Em relação ao CE pode ter dois significados em simultâneo ou não. Ou seja o CE tanto pode significar que é fabricado dentro da nossa CE, como pode significar que cumpre as Normas CE. Portanto esse produto obedece às Normas e passou por um processo anterior de certificação. Este processo de Normas CE é um processo contínuo e evolutivo. Uma dada alteração de Norma CE pode vir dum País signatário, como do Parlamento ou Comissão Europeia. Na maior parte das vezes é o Departamento respectivo das certificações que propõe a revogação ou criação de norma CE ou que executa os testes aos produtos. Claro muito mais haveria a falar mas está aqui o principal.


CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ - RIO TEJO
Mais um incidente hoje 28/6 às 3-33 da madrugada
Escala zero da INES mas apesar disso esse reactor parou de imediato segundo a CSN-Conselho de Segurança Nacional de Espanha diz.

 RIO TEJO -CELTEJO- CAIMA TRANSPORTE DESTES EFLUENTES, SENDO O TEJO O SEU TRANSPORTADOR NATURAL, MAS COM A CONDIÇÃO BÁSICA DE SEREM CUMPRIDOS DETERMINADOS RÁCIOS QUÍMICOS.

Leiam bem e capacitem-se de que o quadro é bem mais negro do que o snr Ministro do Ambiente, nos tenta fazer acreditar, (impingir) ao dizer frases INCOMPREENSÍVEIS pelo menos para nós aqui nas margens do rio Tejo. Talvez até estúpidas, do tipo >está tudo bem com o rio Tejo<< quando tal não é verdade. sendo eu testemunha diária aqui junto do Tejo. Por exemplo hoje domingo 28/6, o rio Tejo está parado aqui em Ortiga. Ou seja, corre muito pouca água tipo ribeira ou nem isso.. Não há água SUFICIENTE para transportar os efluentes da >Celtejo e da Vila de Vila Velha de Ródão até ao Oceano!!.... Só vejo duas hipóteses:
a) Ou reduzem a produção da pasta de papel pelo menos até 30 de Setembro,/15 Outubro,
b) Ou a Empresa Celtejo transporta o efluentes por camião pela A23, ou de comboio pela linha da Beira Baixa com vagões cisterna e depois via a Linha do Norte até à Figueira da Foz....
O Rio Tejo não tem água suficiente para servir de transportador dos efluentes e para cumprir os rácios acordados em 2016/2018.
De resto, como é recorrente entre a Ortiga/Barragem de Belver e Constância onde entra o Zêzere.. A não esquecer que a Apa estabeleceu uns rácios com a condição de produção de "x" toneladas de pasta e x de efluente possível a rejeitar no rio Tejo de "x" e que entretanto foi unilateralmente alterado pela vontade da Celtejo, condições propícias de mercados internacionais, e em que o Governo também tem o seu interesse via captação de impostos e PIB Nacional. Mais os tais postos de trabalho.. Tudo isso pode estar correcto, mas o rio Tejo entra onde neste frágil equilíbrio? E os veios freáticos são reabastecidos em que condições? Ou passou a esgoto Tejo?
Senhores do Ministério do Ambiente de Portugal, APA-Agência Portuguesa do Ambiente, acabou o tempo e a tal barragem já anunciada pelo Governo, visando regularizar o Tejo neste troço, , precisa de 15 anos desde a procura de Fundos Europeus, às expropriações dos terrenos,, ao lançamento dos concursos Internacionais, mais a construção da dita barragem, e depois mais 2/3 anos para o seu enchimento. Dependendo da pluviosidade desses anos!.
Bem, é preciso o Ministério do Ambiente e o Governo Português tomem medidas rápidas, pois o ecossistema do rio Tejo não tem esse tempo dos 15 anos.... (correndo bem...). Correndo mal pode este prazo aumentar,... é haver mudança de Governo e o seguinte dizer que a barragem já não será construída, dado não caber nas novas Opções de Plano ou Orçamento de Estado OE,..., ficando por isso a restar a derradeira hipótese da Celtejo + a Caima do mesmo Grupo da Altri reduzirem a sua produção de pasta de papel.. Ou querem regressar a 2015? E os nossos votos foram capturados quando?
O rio Tejo não aguenta esta pressão dos efluentes da Celtejo e da Vila de Vila Velha de Ródão (residuais urbanas mais o industrial da ZI de VVRódão que foram unificados num único na tal nova Etari da Celtejo.. Que foi feita com o apanágio de que seria do melhor a nível mundial e que a partir daí já estaria tudo bem com o rio Tejo!.. Não vejo nada do vinha no projectado... e anunciado na comunicação social.
Se fazem esse favor, tomem medidas pois foram eleitos para defender todos os portugueses e não só alguns de Vila Velha de Ródão.. Recordo o vosso juramento Senhores do Governo e nomeadamente do Ministério do Ambiente... ...>juro por minha honra cumprir com lealdade as funções que me são confiadas...< Sim é verdade e não me envergonho de que já as disse uma vez e até é possível que retorne. Então senhor Ministro do Ambiente e XXII Governo estão à espera de quê? Estão a ser leais a uma empresa e a assassinar uma região e os tais 3 milhões de portugueses?..Os nossos votos, deste interior desertificado e abandonado, são diferentes do Litoral ? Onde isso está escrito? Basta!. Temos direitos que nos estão a ser usurpados! Já basta a nossa interioridade!.
.
ENCERRAMENTO DA FABRIÓLEO

Pergunta pertinente e curiosa: Soubemos esta semana que a Fabrióleo em Torres Novas vai encerrar por decisão judicial dum Tribunal Administrativo.. Não sei se a decisão é a mais correcta, pois tenho muitas dúvidas. e por isso deixo aqui algumas perguntas:
a) - Então se a Fabrióleo já se tinha predisposto para pagar um emissário desde as suas instalações até à ETAR de Torres Novas, conforme foi publicado na imprensa e redes sociais na altura,
b) - Então se são diversas empresas do mesmo ramo concorrencial dos óleos,, logo concorrentes.
c) - Então do porquê de encerrar uma em detrimento de outra?
d) Eu vou dar a resposta: tratou-se da captura deste volume de facturação regional que não é despeciendo!. Além disso o Ministério das Finanças/ AT/Governo conhece bem esse valor em poucos segundos. Mais umas dezenas de postos de trabalho que de repente deixaram de ser importantes. Então um posto de trabalho na dita Fabrióleo não tem o mesmo jurídico do que um na Celtejo? Ainda por cima fazendo parte do mesmo mapa da interioridade?!! Expliquem-me pf pois estive alguns anos fora e tenho dificuldades a compreender esta dualidade de critérios e obrigado em antecipação.
e) Então vivemos num mesmo País com várias leis diferentes em que num Concelho de Torres Novas, CCDRlvt, Nersan, Iapmei Lisboa e Justiça, funciona duma forma e no concelho vizinho de Vila Velha de Ródão, em relação à Celtejo e à própria Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, funciona doutra forma, seja CCDRc, Iapmei de Coimbra e Justiça de Castelo Branco funcionam doutra forma!. Então o IAPMEI de Coimbra não manda encerrar a Celtejo? E em relação à CCDRc está tudo bem? Ainda bem que está tudo bem no Distrito de Castelo Branco. Ou o próprio Governo XXII têm interesse nesta dispersão de Serviços? Então para que serve o Simplex? Não se trata de agilizar a economia digital, ou toda a economia! Não queremos todos a famosa digitalização? E claro com a redução ou agilização de alguns Serviços!. Se não for assim de pouco servirá o simplex.
f) Então as Aguas do Ribatejo que funcionam com dinheiros públicos, não têm culpas de nada? E o senhor Presidente da Câmara de Torres Novas que faz parte do Conselho de Administração das Águas do Ribatejo não se esqueceu de nada? Bem eu dou essa resposta: está-se a esquecer que se trata do mesmo Concelho e foi ele próprio a tratar de forma diferente esse mesmo Concelho. Não sei se efectivamente se trata de perseguição política, mas se não é parece! Está-se também a esquecer de que trabalha com dinheiros públicos via a sua Câmara Municipal e via a empresa pública Águas do Ribatejo, mais via a sua Associação do CRIT. Está-se a esquecer de que errou triplamente neste quadro ambiental e politico. Está-se a esquecer de que os seus munícipes não podem e nem devem ser tratados de forma diferente, pois isso é ilegal e crime face à nossa Constituição. O senhor Presidente da Câmara de Torres Novas e Administrador das Águas do Ribatejo está-se a esquecer de que PLANEOU MUITO MAL, ou seja, com déficit de volume o total de efluentes que iriam para a futura ETAR (e que foi construída e está a funcionar) financiada pelo anterior XXI Governo (nossos impostos, OE e fundos Comunitários) e que é quase o mesmo. Está-se a esquecer de muita coisa que carecem de muita explicação. num país normal este senhor já teria perdido, a sua natural inipuntabilidade. Penso eu. Está-se também a esquecer de que foi um dos principais poluidores desta Ribeira da Boa Água, via a Associação que dirigia e ainda dirige, tendo mudado só de funções. Pergunta de algibeira: Então esta Associação e os seus dirigentes não sabiam que têm estado a poluir esta Ribeira ao longo de anos? As leis dizem, respondem civil e criminalmente pelos crimes ambientais, os gerentes ou administradores de empresas.....ou associações, e com possível, perca de lugares de administração, tesoureiro etc. Que tipo de controlo faz a Apa e o Sepna e o Iapmei e a CCDRlev e até as Águas do Ribatejo a este efluente desta associação ? Eu adianto uma resposta é que provavelmente as Entidades oficiais deverão estar a controlar estes efluentes. Espero.
g) Quem fez este Planeamento de aceitar o efluente duma empresa concorrente de outra e não aceitando o efluente da empresa b? Quem foi que errou nesta Etar Concelhia paga com fundos públicos?.
Estamos perante um study case obviamente e que carece de dezenas de respostas.
h) - Então, admitindo o encerramento desta empresa Fabrióleo tudo ficará bem no Concelho mais poluído do Distrito de Santarém e um dos mais poluídos, se não mesmo o mais poluído de Portugal?. Em dou as respostas, claro que não, pois são dezenas de empresas a poluir. A tal Fabrióleo polui mas temos outras nesse catálogo. A Apa e o Sepna e o Ministério do Ambiente conhecem essas empresas. Nos anos anteriores publiquei aqui várias dezenas de empresa que nessa altura estavam a poluir. Se algumas já arrepiaram caminho tal foi e é normal. Além disso e por exemplo, os cheiros irão continuar nesta cidade e Concelho com deriva para o Entroncamento e arredores.

Vou gostar e quererei ir ver a tal água pura a passar na Ribeira da Boa Água como o nome indica. Também lhe podemos chamar só regeneração do ecossistema da ribeira . Será que isso vai acontecer?
O snr Ministro do Ambiente e a sua Apa conhecem muito bem este Concelho.e devem saber o que vai acontecer a seguir e eu quando ouvir dizer que há cheiros na cidade, vou lá visitar esta cidade e fazer perguntas politicamente incorrectas. Deixo já aqui a primeira: Então com essa tal Fabrióleo encerrada, no futuro de onde virão os cheiros/odores? Então e em relação à Ribeira de onde virão os efluentes coloridos? Será que a politica tem alguma coisa a ver com todo este assunto/imbróglio?
Então a Celtejo é tratada de forma diferente em relação à Fabrióleo porquê? Dois pesos e duas medidas mas porquê e apoiado em que legislação? Por esta ordem todas as empresas que poluem os rios devem ser encerradas!. E a Celtejo que aparenta poluir o rio Tejo segundo diz o senhor Ministro do Ambiente, alguma vez será encerrada? Seguindo este princípio de poluidor pagador!
Já agora a questão que já é presente, da reindustrialização da Europa entra onde nesta transversalidade de equilíbrios?

Obrigado se leu tudo, desculpem a forma incisiva mas frontal como escrevo e até peço desculpa antecipadamente se ofendi alguém. A minha intenção não é ofender ninguém e muito menos presidentes de autarquias, ou gerentes de empresas, que terei de respeitar. Compreendam que falo como ex-empresário e este tema é muito importante para a reflexão geral.
#Demattossebastien. Stay safe and regards.

Notas importantes: Por favor não retire frases, parágrafos ou partes deste texto que aborda diversos assuntos e diferentes, pois irá descontextualizar a minha intenção de confrontar duas posições de contextualização ambiental, social, económico e obviamente político. Estou a falar de leis ambientais e da nossa Constituição que se transformaram em pedras de arremesso sem sentido. Portanto não autorizo que sejam retiradas partes deste texto, ou até feitas modificações de forma malévola e até criminosa, pois isso poderá levar a consequências. Ao invés, eu como autor, que escrevi de forma intempestiva, e incisiva, reservo-me o direito de fazer alterações no presente, com a intenção de retirar a carga emocional ou transversal do momento em que escrevi, e com o cumulo desta pandemia. Se todos queremos o melhor da região, deste interior desertificado e País, então estaremos de acordo e por isso o debate salutar poderá ser importante e fiquem bem. Os meus contactos são públicos e pode enviar email, ou whatsapp, ou etc. Tem uma dúvida? Faça perguntas via email e pense que não tem o direito de me ofender, mesmo que tenhamos ideias diferentes! A democracia também funciona desta forma todos iguais e todos diferentes com a obrigação do respeito mútuo.
Já agora, senhores Ministro do Ambiente e Presidentes da Apa, Presidente do Iapmei, e Presidentes das CCDRs não tenho nada pessoal contra os vossos nomes ou Organismos e que nem conheço. Pertencemos ao mesmo País. Queremos o mesmo desenvolvimento geral mas com pendor para este Interior. Agora debatemo-nos com estas duas crises e compreendo que não hajam decisões fáceis!... Stay safe and regards

Cordialmente