Pesquisar neste blogue

sábado, 11 de julho de 2020

Escada passa-peixes-Rio Tejo-Açude de Abrantes-não funciona, ou melhor, nunca funcionou a 100%-no máximo a 10%

Escada passa-peixes-Rio Tejo-Açude de Abrantes-não funciona, ou melhor, nunca funcionou a 100%-no máximo a 10%. À atenção do Senhor Ministro do Ambiente, Senhores Secretários de Estado do Ambiente, Apa-Agência Portuguesa do Ambiente, Icnf, Autarquias de todo o rio Tejo e pessoas que gostam de ambiente e do rio Tejo.

AÇUDE/barragem DE ABRANTES-PROBLEMAS NA ESCADA PASSA-PEIXES-Dezenas de problemas de contexto fluvial, #tagusriverportugal, #sosriotejo,   #sostagusriverportugal, #Demattossebastien. 
Esta escada passa peixe tem problemas graves de contextualização do rio Tejo.

Precisamos de encontrar cerca de 20 respostas e não só uma conforme dizem, na comunicação social e redes sociais, induzindo a população em erro!... Chama-se contextualização global, vertical e integrada deste açude e sua escada. Quando visitei a escada passa-peixes, em janeiro de 2013 pela primeira vez, depois de ter regressado a Portugal, em poucos minutos detectei algumas anomalias. Mais tarde. talvez Maio/junho, voltei lá de verão e então confirmei as anomalias principais de contexto fluvial. Aparentemente esta escada foi copiada/transposta de outro rio para o rio Tejo em Abrantes. Claro que isso é legal e possível a copia e transposição destas escadas mas terão de ser observadas as circunstâncias específicas desse rio. Comuniquei à Apa e ao Ministério do Ambiente do Governo dessa altura e ainda me perguntaram se eu queria informar essas anomalias e que eu recusei. Quer dizer nem um café nem um aperto de mão, pois nessa altura não havia covid!.?...

Quando o snr Ministro do Ambiente quiser ou o Director da Apa, venham falar comigo a Ortiga. Ou vem pela A23 ou pousa o helicóptero no nosso campo de futebol, ou no campo de futebol de Mação. Também existe um heliporto privado da EDP aqui dentro da freguesia. Não me peçam para ir a Lisboa como outras vezes, pois isso agora acabou. Além disso, agora trabalho para o Estado e portanto até tenho um salário. Não precisam de me pagar nada. Podem requisitar-me  e se eu aceitar, há fumo branco. Peço respeito pelo meu conhecimento!. Será que estou a pedir muito? Se eu aceito trabalhar pro bono e mesmo assim recusarem algo vai mal na nossa sociedade!. Ganhem coragem. Fiz formação em França em escadas passa-peixes, além da minha formação em matemática, física e desenho em 5 anos e conhecimento do rio Tejo fui pescador durante uma vida.

 Parece  ou pensam que não precisam de mim e ao mesmo tempo não sabem resolver o problema!.... Mau sinal, disparate e estupidez em toda a linha, comigo a morar em Ortiga-Portugal a 22 kms!..Ah e também comuniquei à Câmara de Abrantes em 2013 e depois em 2015 que não ligaram nada! Ou não receberam o email o que pode ter acontecido. Parece estarem mais interessados em esbanjar o dinheiro dos cidadãos! Preparem-se para pagar muitos zeros por um novo desenho....como da outra vez + a construção da nova escada passa peixes. Só que agora vai ter uns trocos para a demolição parcial, ou total, desta mais as rectificações necessárias. mais a rectificação de outros problemas graves neste açude... Mais a influência directa - de novo-no ecossistema do rio Tejo e parece poucos se preocuparem. e, isso tem um valor incalculável para a dinâmica fluvial do Tejo. E falamos de quanto de investimento nesta resolução de problemas? É um numero grande e eu conheço esse numero. Acham que é tudo? Infelizmente não, pois o açude tem um segundo grave problema de integração fluvial. E não se esqueçam precisamos de encontrar para cima de 20 soluções desta futura integração fluvial, ou seja não se resolvem todos os problemas com a resolução do primeiro.... a escada ! E os restantes? Pergunta de chofre e de algibeira para alunos de cursos de Engª Ambiental, de Engª Civil, e ambientalistas: e então se e quando houver intervenção na escada.....durante a possível/dita/ cuja intervenção, o peixe sobe por onde nesse período de vários meses??? Ainda ninguém colocou esta questão! Respondo: ninguém sabe a não ser eu!... Esta é só uma das 20/30 respostas que teremos de inovar a nível mundial. Estamos perante um study case mundial. A Câmara de Abrantes sente-se confortável e com coragem de tentar reparar esta escada e sem falarem comigo?  Nem com as autoridades da tutela? Senhor Presidente engº. Valamatos, Senhor Director da APA, Senhores do Ministério do Ambiente e ICNF,... etc.. reflictam e cumpram as leis do País. E não se esqueçam do juramento cumprir com lealdade as funções que aceitaram. Em primeiro lugar devem lealdade ao rio Tejo e depois devem lealdade às populações ribeirinhas. Depois por último à honra do vosso cargo. Sinceramente, e sem presunção, não estou a ver nenhum técnico português,capaz de resolver os diversos problemas de contextualização fluvial neste açude de Abrantes. .Sim pois são vários!... Stay safe and regards. Fiquem bem. 

#Demattossebastien

 #SosrioTejoportugal

 #SostagusriverPortugal

#EscadapassapeixeAbrantes

#RioTejoescadapassapeixeAbrantes

#Abranteseadeficitáriaescadapassapeixe,

Em actualização

https://www.facebook.com/groups/Sos.Observatorio.Ambiental.do.Rio.Tejo.Portugal/

https://www.facebook.com/arlindomanuelconsolado.marques/videos/3223625071027823   Obrigado pelo vídeo.

https://www.facebook.com/groups/313834142195/?multi_permalinks=10157385754772196%2C10157384553172196%2C10157384053447196%2C10157380628247196%2C10157378907282196&notif_id=1594232240774230&notif_t=group_activity&ref=notif

Nota: 

Sugestões:

a) - Algumas já estão indicadas em cima. Ouçam-me pois falo bem português como todos sabem. Eu tenho o conhecimento transversal aos diversos problemas. São necessárias dezenas de soluções e não só uma como dizem. Portanto agora vai dar o dobro do trabalho (em relação à construção original) para integrar o açude e a sua escada no meio ambiente deste nosso rio Tejo.

b) – Estou convencido que o senhor Ministro do Ambiente irá seguir os meus conselhos técnicos, depois de me ouvir.

c) - A referida Câmara Municipal de Abrantes não tem autoridade para intervir na escada passa peixe. Nem moral e nem jurídica. O que terão andado a fazer é tudo ilegal neste rio Internacional. Em 2004/2007 foi duma forma dramática e ilegal mas agora os tempos são outros.


Pedido: Aos senhores membros do Governo que não moram em Portugal agradeço que retornem ao nosso País o quanto antes, pois precisamos de todos vocês cá, a defender todo o Ambiente, nomeadamente as dezenas de rios poluídos, que foram sistemáticamente abandonados.  Voltem rápido! Uma vergonha. Actualmente somos dos países mais poluídos da Europa. Turismo? Mas e então o Ambiente?. Para já, comecei a avisar os turistas que Portugal não é o que dá nos spots e não vem nos folhetos. Estamos a ser destruídos em termos ambientais, com a complacência das autoridades.