Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

TOCA A INVESTIGAR DIZ O GOVERNO (1), DIZ A FABRIÓLIO, DIZ O MINISTRO DO AMBIENTE, DIZ O DIAP, E DIGO EU

http://www.tsf.pt/sociedade/interior/fabrioleo-quer-que-governo-investigue-descargas-ilegais-na-ribeira-da-boa-agua-5404851.html

TOCA A INVESTIGAR DIZ O GOVERNO, DIZ A FABRIÓLIO, DIZ O  SNR.MINISTRO DO AMBIENTE, DIZ O DIAP, Disse a Senhora Procuradora da PGR logo em 2015 e digo eu  (ver outro artigo análogo 2).

 Leia até ao fim pois também falo aqui das enguias poluídas e que andam por aí a fazer festivais gastronómicos.

     Mas, e já agora, afinal quem não quer que se investigue? Bem, isso afinal ainda é muita gente, senão vejamos: os criminosos
e prevaricadores duma maneira geral, as suas famílias, os seus empregados e famílias, as autarquias que recebem os diversos impostos, e depois até alguns partidos políticos que aceitaram participar nesta farsa. Mas porquê poderão perguntar? Simples, em primeira razão é porque estarão subjugados pelas entidades patronais, ou até por vezes via ascendentes autárquicos, depois poderão eles próprios trabalharem em funções dependentes, e cito só o exemplo de se trabalhar ao abrigo de contratos programas, via autarquia. Os príoprios elementos duma AM também se encontram pressionados a seguirem um certo alinhamento com o respectivo Executivo! Se não for nada disto porque perderam a voz também pode significar que poderão ter filhos ou outros familiares dependentes de toda esta engrenagem.

   Veja aqui a opinião dos diversos intervenientes neste link acima e já agora desta vez todos querem que se investigue.......menos as forças politicas regionais! Muito estranho! Mas porque será? Quem tem medo desta investigação?  O Diap vai ter de pedir reforços pois estamos a lidar com um polvo gigante, talvez mesmo pré-histórico...Ainda por cima existe uma Comissão de Ambiente nesta Autarquia de Torres Novas!.... Mas, não  seria suposto ser a primeira condição aprovada pela tal Comissão? Averiguar!Seja, de se saber exactamente o que tem estado a acontecer nesta Ribeira da Boa Água - bem como de todos os ribeiros que circundam Torres Novas, bem como o Entroncamento, e que acabam todos a chegar ao rio Tejo. A Reserva Natural do Paul do Boquilobo, sofre com toda esta situação e por exemplo um peixe aqui existente e que são o ex-libris regional- as enguias-obviamente que estão contaminadas com metais pesados diversos. Sugiro que a ARH tejo e a APA ORDENEM A SUSPENSÃO DESTE CONSUMO O mais rápido possível, DADA A SUA ÓBVIA CONTAMINAÇÃO.
        Que a actuação seja baseada no mesmo principio, dos bivalves no Estuário do Tejo e na foz doutros rios, ou seja, analizar e suspender a apanha/pesca durante um ano e depois voltar a fazer análises. Isto já deveria ter sido feito e será uma das medidas que estarão em atraso. Celeridade precisa-se.


 Por mim e já o digo há muito tempo, acho uma boa ideia essa de se investigar tudo  sobre  quem está a poluir pois há várias empresas a trabalhar com óleos em Torres Novas e que terão forçosamente de ser investigadas pois nem sequer terão uma ETAR onde as Agências governamentais possam ver os parâmetros ou aumentá-los, quando for o caso!Antes da Fabriólio andei eu durante meses a pregar no deserto e a escrever e denunciar que teria de ser tudo investigado, dado serem cerca de 40 a poluírem estes ribeiros no Concelho!. Se a Fabriólio errou até Setembro de 2015, e foi obrigada a construir a sua Etar dupla biológica, então há um dado muito importante em cima da mesa que não pode ser menosprezado/escamoteado. Eu não olho só para a Fabriólio mas sim para todas as empresas que poluem e em todos os rios. Torres Novas é um caso complicado dado serem muitas a poluir.....antes fosse só uma como se vê na manipulação pública actualmente existente.. Venha daí mais investigação senhores do MP-Diap-Sis-Apa-Igamaot, e de preferência isenta pois já ontem era tarde.  O Sepna de Torres Novas mostra principios dúbios/estranhos na sua actuação. Claro que também deverão ser investigados pelo MP. É estranho como o Sepna não actua em algumas situações nesta cidade, com descargas diárias e por onde estes passam diariamente na Estrada nacional. E claro e lamentavelmente- até o Estado terá de ser investigado pois também poluem em Torres Novas e torna-se caricato este acusar outras empresas quando moralmente faltam aqui peças de sustentação! Eu já escrevo sobre isso há muito tempo nas redes sociais facebook, Linkedin e Google+ e também no meu blog:
https://sos-riotejo.blogspot.pt/.
    Parece que a Apa e o Ministério do Ambiente e alguns jornalistas  já começaram a prestar atenção às minhas diversas sugestões e nesse caso só poderei dizer obrigado em nome do Ambiente.

 #DeMattosSébastien, #Torresleaksambiente