Pesquisar neste blogue

terça-feira, 7 de março de 2017

Arrancou a caça ao Tubo e manilhas a descarregarem para o rio Tejo e outros rios

DESAFIO PARA A COMUNIDADE- PROJECTO CIDADANIA ADULTA-DETECÇÃO DE DESCARGAS DE EFLUENTES NO RIO TEJO E SEUS AFLUENTES.
PROGRAMA: >SOS RIO TEJO< CAÇA AO TUBO OU MANILHA DE DESCARGA, E DENUNCIE



1 - Esta caça ao tubo ou manilha arrancou já nos anos anteriores e nomeadamente quando nós, iniciámos a criação dos grupos sociais em defesa do ambiente, com o foco no rio Tejo mas visavam empresas específicas, sendo agora a intenção de transformar este cuidado na visualização das descargas numa regra geral para todos . AGORA PASSAMOS TODOS A VIGILANTES. Passarão a estar sob vigilância todo o Rio Tejo e seus Afluentes. Seja um dos vigilantes e como já conhece o rio onde passou a sua juventude, então comece a vigiá-lo com máquina ou telemóvel, guardado na mochila.
1.1 – Se alguém o questionar do que anda por ali a fazer, não responda directamente e diga só que gosta da natureza e quando era pequeno pescava ali. Ninguém pode e nem quer substituir as autoridades de Tutela e a quem me ler, não inventem inspectores Maxs.
2 – Portanto esta “caça ao tubo” resume-se a descobrir onde se encontram os tubos ao longo do Tejo que descarregam ilegalmente efluentes contaminados. As valas existentes por todo o Ribatejo e que têm servido de locais de descarga terão de ser passadas a pente fino. Em zonas onde chega a maré do Tejo deve ser dada atenção à maré baixa, sendo que nesse caso serão visíveis os tubos. Noutras zonas, mais acima, agora a partir da primavera/verão quando os caudais estão baixos também será fácil detetarem-se os tubos.
3 – Em caso de dúvidas volte lá esse local de novo ou tente perguntar a alguém (da sua intimidade) que conheça essa situação. Recolha provas e registe-as em ficheiro
4 – As condições sugeridas são as seguintes e que muitos já as conhecessem. Por isso, informo que, criei este regulamento baseado na minha sinceridades, conhecimentos e boa fé e é uma forma de exercício da minha/nossa cidadania. O artº66 da nossa Constituição, entre outros, protege os grupos de cidadãos e incentivam-nos. Igualmente para a denuncia. Por tudo isso eu diariamente incentivo todo o grupo do Facebook a mostrarem a sua cidadania
5 - Este tipo de caça não deve ser efetuado sozinho (a), sendo no mínimo 2 pessoas. Uma pessoa isolada pode até escorregar e precisar de ajuda, portanto siga estes concelhos dos mais velhos. Nunca ponha a sua segurança em risco, é a regra base. Não salte vedações nem propriedades muradas.
6 - Deve tirar fotos do tubo ou fazer pequeno vídeo e identificar bem o local, deve indicar por exemplo qual a fábrica que avista de mais perto e se a direção do tubo vai nessa direção. Outros pontos de referencia, tipo árvores, pedras, etars ou etc. Se puder indicar as coordenadas do GPS tanto melhor. Indique também se tal for visível, cor do efluente descarregado, e cheiros estranhos detetados por ex a químicos. Grave com a sua voz no telemóvel se lhe for mais rápido. Depois de recolhidas as provas deve abandonar o local rapidamente e evite que o mesmo se transforme num local de peregrinação pois não é isso que se pretende.
7 – Tubos que estão parados, e na altura com zero descarga também devem ser sinalizados e depois volte ao local mais vezes, para confirmar e tente descobrir de onde vem aquele tubo. Há efluentes clandestinos que só descarregam a coberto da noite. Há outros que descarregam aos fins de semana e feriados. A maioria dos tubos existentes ao longo dos rios não terão autorização de descarga em meio hídrico.
8 – O que deve fazer a seguir:
Anexar via email esses dados,
Ou anexar via telemóvel para um numero
Ou anexar até via  (janela privada) do Facebook para uma das pessoas que costumam dar a cara nas redes sociais,
pelos seus movimentos e associações ambientalistas. E que indicarei mais abaixo
9 – Pergunta: Será que esta denuncia pode ser feita ao Sepna? Sim , claro, pode e deve, mas dado que em 2015 e 2016 algumas denuncias não tiveram seguimento nesta Força da GNR Ambiente, sugiro que ao ligar para o numero do AMBIENTE: LINHA SOS AMBIENTE E TERRITÓRIO: 808 200 520 , endosse também os dados a terceiros. Acontece também que você pode ter descoberto qualquer coisa muito importante nesta sua caça e para sua segurança,  você ficará mais protegido estando estes dados em dois locais diferentes. Se for um assunto muito grave nunca se deve contactar com a empresa prevaricadora, pois isso compete às Autoridades. De todo o modo a rapidez da sua actuação será muito importante, pois as autoridades podem até ter de tomar medidas de minimização/preventivas e salvaguarda de pessoas e bens. A informação deve ser partilhada pois guardando-a ou ocultando um crime ambiental poderá até ser acusado de conivência.
10 – Questão privacidade e segurança. Esta questão é pertinente para todos nós, mas especialmente, para funcionários camarários, funcionários de Etares, e empregados fabris das industrias que poluem. Incluam até as Forças de Segurança, pois pode até acontecer, o seu chefe ter abafado  a ‘coisa’ e estes não concordam, mas não podem dar a cara!. Penso que qualquer um de nós que trabalha diariamente na defesa do ambiente de forma altruísta, sabe que teremos de respeitar a fonte para salvaguardar a ‘sua’ segurança, e se for o caso, do seu posto de trabalho. E da sua família.
11 – Neste desafio da caça ao tubo não podem entrar crianças, dado que se trata dum trabalho de adultos e não se trata de nenhum passeio. Além de inapropriado, envolve sempre riscos. Além disso poderão existir armadilhas (naturais ou não) no local e por vezes até corrente elétrica a passar em fios desprotegidos para provocar acidente. No rio Tejo aconselho um barco/bote e se tiver que sair para confirmar há que tomar precauções e que cito 2: se vir lodo, com a aparência balofa não ponha aí os pés e muito menos se estiver sozinho pois pode ser movediço. Se for para zona de erva alta tome cuidado pois pode haver poços, ou buracos na terra naturais, ou até uma caixa de visita destapada!.
12 – Para as crianças e adolescentes será criado um programa apropriado e que será divulgado oportunamente. Nestas idades é muito fácil fazer sensibilização e cativá-las para estes assuntos de ambiente.
a)    – Esta vigilância só poderá ser efetuada em horário diurno, e que no fundo seguirá as regras da pesca amadora, ou seja, do nascer ao por do sol. A vigilância noturna compete às autoridades.
13 – Para terminar, estes dados são agora de arranque e visam arranjar mais dados para as autoridades não terem desculpas de desconhecimento dum certo tubo/manilha de descarga. A partir d’agora teremos de aumentar a nossa vigilância, pois já vimos que as autoridades não conseguem chegar a todo o lado muitas vezes por falta de tantos meios, e por vezes também não querem!
14- Este desafio da caça ao tubo não tem prémios, exceto de estarmos a contribuir para um Ambiente e Tejo melhor, cumprirmos o nosso dever de cidadania e contribuirmos para a melhoria do nosso Planeta. Ficaremos também muito melhor com a nossa consciência e esse será o prémio maior. Se leu tudo obrigado o texto é de minha autoria e será possível retificar algumas arestas.
15 - Aproveito para dizer obrigado a quem me vai enviado provas de descargas, mas por razões de segurança não podem dar a cara.
SOS Observatório Ambiental do rio Tejo
Dados de contactos: sebastiao.boss@hotmail.com

SOS Rio Tejo     sos.riotejo@gmail.com
De Mattos Sébastien Telef 961438687
SOS AMBIENTE SEPNA 808 200 520
Denuncia online do Sepna http://goo.gl/1zRBfA
PROTEJO – Porta vozes –
Paulo Constantino – 919061330
José Maria Moura :932039759
Quercus C Branco e Nacional: 272 324 272//217 788 474
Samuel Infante 962946425
Vamos Salvar o Rio Almonda
Mário Costa 91188465132039759
protejo.movimento@gmail.com
Quercus C Branco e Nacional: 272 324 272//217 788 474
Samuel Infante 962946425
castelobranco@quercus.pt
Vamos Salvar o Rio Almonda
Mário Costa 911884651



Links uteis

 Imagem de sábado na nossa manifestação em Vila Velha de Ródão estando eu com o colete amarelo do sos rio tejo., antes de usar da palavra dos 2 ‘ cedidos, de tempo


Nota:  Tanto o grupo de discussão do Facebook como a página de Comunidade/projeto foram criados por mim e mais tarde já em 2016 o Blog sendo que a maioria da informação continua por recuperar nos meus discos, e afixar  aqui no blog, por falta de tempo.
  Também fui eu que criei a Associação SOS RIO TEJO  e que implodiu, (por interferências estranhas 45 dias depois da escritura publica. De momento não desejo criar mais associações na medida em que posso intervir na sociedade normalmente como um cidadão, independente de grupos políticos, possuindo conhecimentos ambientais e legislativos.
  Apesar da minha idade penso poder - ainda -  ser muito útil à minha região e País.
   É tudo isso que tem estado a ocorrer nas redes sociais e imprensa  na atualidade. Desenvolvo também outros trabalhos  junto das autoridades governamentais que quase sempre estão sob reserva.