Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 13 de março de 2017

EXIGIMOS QUE A DIRECTIVA 60/2000 CE SEJA RESPEITADA (Quadro da Água)

                                           COMUNICADO (que circula nas redes sociais)
...>...Em nome do movimento do SOS OBSERVATÓRIO AMBIENTAL DO RIO TEJO, exigimos junto do Ministério do Ambiente, Senhor Ministro do Ambiente, bem como da Assembleia da República, que Portugal cumpra com a Directiva Quadro da Água (60/2000 CE) .

À atenção e mais uma vez das Agências que tutelam o Ambiente, como a Apa, a ARH, as Ccdrs e do Igamaot, que urge, que a Ribeira do Açafal seja monitorizada 24/24 horas sobre todos os efluentes que são aqui descarregados e que alguns metros depois já estão no rio Tejo.
Não se trata só do ar, como alguém está a tentar fazer passar para a opinião pública, mas também do rio Tejo e dos solos. Via Rio Tejo estão a morrer demasiadas pessoas com problemas cancerígenos, junto das margens do Tejo O Ministério do Ambiente e as suas Agências estão muito atrasados em relação a estes controlos, dando até a impressão de que não quererão controlar nada. Até agora foram só promessas de monitorização nesta zona, logo nunca passaram disso. Não se trata duma questão de custos mas sim das Entidades Oficiais o quererem.
Em relação à Celtejo o seu emissário terá de ser levantado do fundo do Tejo e terá de haver controlo em tempo real e até de preferência por entidade independente, pois assim a fazer confiança nas industrias já vimos que estes não são dignos de tamanha confiança. Estas Leis estão igualmente desenquadradas e ultrapassadas! Quando este emissário foi colocado no leito deste rio Tejo, estávamos no século passado e depois disso já Portugal aderiu à Comunidade Europeia, ratificou Directivas Europeias e Convénios Internacionais, integrando tudo isso no nosso Direito, A Constituição foi igualmente revista duas vezes sobre o Ambiente e por isso há que rectificar o que está mal. no terreno . Os direitos geracionais das populações ribeirinhas bem como este ecossistema, logo, também não são respeitados. Todos nós populações temos todos estes direitos e teremos de aceder on-line e em tempo real a estes dados.Exigimos por tudo isto JUSTIÇA nestas margens do Tejo! Obrigado.#DeMattosSébastien-SOS RIO TEJO...<