Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 13 de junho de 2016

ALMARAZ MANIFESTAÇÃO EM CÁCERES E A EXIGÊNCIA DO INICIO DESTE ENCERRAMENTO

http://www.rtp.pt/noticias/pais/milhares-de-pessoas-exigem-o-encerramento-da-central-nuclear-de-almaraz_a925585#st_refDomain=www.facebook.com&st_refQuery=/

Resultado de imagem para foto de almarazResultado de imagem para foto de almarazResultado de imagem para foto de almaraz

Resultado de imagem para foto de almaraz

   ALMARAZ, CHEGOU A HORA, VAI DESCANSAR EM PAZ.

Tendo em atenção de que existe um plano - já muito antigo - de emergência em caso de acidente grave em Almaraz.....
Deixo aqui algumas perguntas:

* Sabia que terão de ser evacuadas 3 grandes/médias cidades duma única vez, sendo Portalegre, Castelo Branco e Guarda, e que normalmente até nem se fala nas aldeias ao redor destas cidades médias pois será a somar ?
* - Porque razão esta situação e o plano que tem estado na gaveta, não são mostradas com racionalismo, pertinência e urgência, nos médias nacionais e nomeadamente nas televisões? Será que as populações não podem ou não devem aceder a estas informações? Este tipo de sensibilização ambiental é demasiado macabro? Ou alguém acha que não é necessário?  Ou as populações já nem merecerão/valerão a pena serem sensibilizadas sobre este problema que pende sobre as suas vidas?
Chernobil e Fukushima não serviram de exemplo? Porque Portugal terá de servir de cobaia?
* Será que Portugal tem capacidade para evacuar estas cidades de p ex em 24 horas?
* Será que os nossos governantes acham que isto vai sempre correr bem e não há necessidade de esclarecer as populações? Será que os 2500 incidentes dentro desta Central não foram o numero apregoado, mas somente 250? E será que faz assim uma grande diferença? E se o próximo fôr um grande acidente?
      Será que os actuais deputados da presente Legislatura conhecem este plano de emergência?E a 11aComissão do Ambiente,Presidente da República e o Governo estão bem ao corrente?
* Será que  todos nós vivemos mesmo em Portugal?
* Em caso de acidente grave, além de milhares de mortes e deficientes, o clima ficará afectado durante dezenas de anos. Há quem fale em 65 anos.
*A radioactividade que se instalará no rio Tejo e que chegará ao mar pode interferir em quê? A meu ver tudo o que provier a partir do Tejo será para esquecer. A nossa  actual forma de vida será afectada irremediavelmente.
     O peixe do mar ficará também contaminado com esta radioactividade. Fico por aqui pois os problemas são muitos mais sendo o que apresentei  só  um exemplo. A realidade pode vir a tornar-se muito pior do que o exposto.
     Mais uma vez a população tem sido deixada para trás pois nem sensibilização ambiental das populações visadas nem simulacros, nem distribuição das pastilhas de iodo...nem nada..... Tudo muito estranho e que no mínimo revela incompetência e à mistura com alguma inércia que impressiona.
Voltando atrás...... Acho que Portugal não tem capacidade para evacuar Castelo Branco nem as outras duas! Escrevi este pequeno artigo só para sensibilizar e alertar que o problema é grave e terão de ser tomadas medidas antes dum desastre a sério. Isto aplica-se aos Governos dos 2 Países pois teêm ambos estado a marginalizar  o grave e as populações.......quando deveria de ser o contrário!"
      E por fm:

   A central de Almaraz deveria ter sido encerrada logo após o último relatório dos inspectores nucleares que apontava nesse sentido.
      O Governo Espanhol sobrepôs-se ao mesmo desvalorizando-o, para espanto de todos.!!...
    O Governo Português seguiu o exemplo do seu congénere espanhol, subestimando os relatórios conhecidos da Greenpeace e da Inspeção de Energia Atómica Espanhola que apontam ambos para o encerramento.
    Estranhamente  absurdamente  incrivelmente e impunemente (aparentemente), os princípios técnicos nucleares que servem diariamente contra a Coreia do Norte e Irão, já não são válidos nem em Espanha nem em Portugal?
         Resta a ONU que deverá ser contactada com urgência.
   As principais Embaixadas também terão de ser contactadas.


     
    

    Se chegou até aqui obrigado pela leitura e esforço.