Pesquisar neste blogue

domingo, 19 de junho de 2016

" FECHAR ALMARAZ, QUE DESCANSE EM PAZ"



 "Fechar Almaraz, que descanse em paz"



 o Perigo que acarretara para Portugal em caso de acidente




  Deixo aqui alguns dos últimos artigos escritos sobre este tema da Central Nuclear de Almaraz. que começa a escaldar e poderá rebentar nas mãos dum governo qualquer.

        Nós ambientalistas andamos há vários anos a salientar a pertinência deste encerramento, pois em caso de acidente Portugal poderá será o mais prejudicado. Dependerá das condições atmosféricas em caso dum pseudo/imaginário acidente! De todo o modo a radioactividade transportada pela água do Tejo irá até Lisboa e entrará no Oceano atlântico. Contaminará tudo
    A partir de agora esgotaram-se os timings da espera e terão forçosamente de ser tomadas medidas pelo Governo Português.
      Eu por mim confesso que nunca pensei que os nossos Governos subestimassem tanto esta situação.

      Mais uma vez terão de ser as populações a pegar em mãos este assunto e defender a sua vida com esta demonstração de cidadania.

    Do lado de Portugal estarão 3 Distritos em causa.Castelo Branco Portalegre e Guarda, e já em menor grau Santarém e Lisboa.
     Actualmente já não basta escrevermos e e apresentarmos os nossos argumentos, teremos de ir mais além e é o caso agora desta manifestação ibérica. Apesar de não poder ir apoio-a.  Ou agora já no pós manif,... não pude ir mas apoiei-a pela sua pertinência.

A última opinião é do Pedro Soeiro no Expresso que deixamos a seguir o link

http://expresso.sapo.pt/blogues/jose-soeiro/2016-06-03-E-possivel-um-acidente-nuclear-em-Portugal-

(...."
Aqui tão perto.      Expresso






É possível um acidente nuclear em Portugal?

Parece estranho, habituados que estamos a pensar que o nuclear não é connosco, ainda para mais quando Portugal não tem nenhuma central. E no entanto, corremos perigo. A cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa, ou a 300 de Lisboa, há uma central nuclear que corre sérios riscos de segurança. Quem o diz? O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) do Estado Espanhol, um organismo conhecido pela sua prudência extrema neste tipo de alertas. Ou seja, se o aviso vem daí, é porque o caso deve ser mesmo sério....")

 Eu complemento ainda mais,  dizendo o que já por diversas vezes escrevi:

 1 -  Estes inspectores são técnicos especialistas com a mais alta formação no nuclear. Fazem parte dum grupo restrito de inspectores nucleares em Espanha e claro na Europa. Estes, não podem falhar na sua análise pois obviamente poderão ser dos primeiros a morrer em caso dum erro na análise de contextos duma central nuclear.

2 - Acresce também outro factor de peso na compreensão duma decisão/relatório destes peritos/inspectores nucleares:
  * É QUE SÃO RECONHECIDOS PELA AGÊNCIA MUNDIAL DE ENERGIA ATÓMICA. (AIEA).  Portanto estes não respondem só perante o Estado Espanhol e o próprio Rei, respondem também perante a Agência e apraz registar que os seus relatórios são tidos sempre como assertivos

3 - Abordando o contexto português é minha opinião de que nesta altura já se encontram em atraso diversas medidas e a saber:
 a) Sensibilização ambientar - contexto do nuclear porta a porta em todo o duistrito de Castelo Branco e Portalegre e parte também do Ribatejo.
  b) Distribuição de panfletos a toda a população sobre o que pode e não ser feito nas primeiras horas e depois no tempo seguinte.
  c) Simulacros gerais em todos os locais, incluindo nas rádios e televisões.
  d) Distribuição de pastilhas de iodo a toda a população destes distritos
  e) Esclarecimentos do porquê desta ingestão, da quantidade de liquidos

4 -  Escrevo em 7 de Junho de 2016 sendo que a Bélgica acabou de distribuir estas pastilhas a toda a população. No caso deste País está em causa também o facto de ser um pequeno País e fazendo fronteira com outros grandes que possuem centrais nucleares, o seu risco é acrescido.
      Acresce a tudo isto o facto de que todos nós apelidamos de impensável, mas a possibilidade duma guerra nuclear cada vez aumenta mais - dado os arrufos constantes -  entre as principais Nações e esta sensibilização das populações cada vez vai ficando mais para trás. 
    Gostaria de não escrever isto mas são situações que podem acontecer de um momento para o outro e os nossos governantes teem posto a cabeça debaixo da areia como se isso resolvesse alguma coisa!.

  5 -   Cada momento e acção tem os seus timings e esta, agora, já  se tornou urgente  com a  sensibilização/ambiental sobre esta questão da Central Nuclear de Almaraz.
        O tempo de esperar de que não aconteça nada e que há-de ser tudo por Deus ou os Santos já foi ultrapassada pelo tempo e pelos diversos acidentes   e pelo fim da sua garantia de vida útil.

      Lanço o repto aos nossos Governantes e incluindo o nosso Ministro da saúde de pegarem neste assunto do nuclear de Almaraz e tentarem proteger a vida das pessoas o melhor que puderem.
           Esta responsabilidade também recai sobre os Presidentes de >Câmara das Regiões indicadas.
        Também sobre a Protecção Civil , mas actualmente esta Entidade está quase sempre debaixo da alçada deas Câmaras e a meu ver tem vindo a perder força desde a sua criação.

     BELGICA DESTRIBUIU ESTAS PASTILHAS A TODA A POPULAÇÃO
  
fica aqui o link

http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/belgica-distribui-pastilhas-de-iodo-para-prevenir-desastre-nuclear

   Obrigado também  à Luisa Schmidt com o seu artigo sobre este problema desta Central Nuclear de Almaraz
  COM O TITULO A VERDADEIRA GERINGONÇA.
 
 http://expresso.sapo.pt/opiniao/LuisaSchimdt/2016-05-27-A-verdadeira-geringoncaLuisa Schmidt


E finalmente o link da organização que está a organizar a manifestação em Cáceres no dia 11 do corrente, apoiando juntamente com os nossos vizinhos espanhóis o encerramento desta Central Nuclear

http://www.fecharalmaraz.org/

Resumo:
A Manifestação terá lugar em Cáceres, no dia 11 de Junho. Estão a ser organizados autocarros de vários pontos do país, para engrossar uma mobilização que se exige ampla e forte e que conte com o máximo de pessoas possível. Quanto mais gente se inscrever em cada região, mais provável será haver um autocarro que parta da mesma.
O preço da viagem é: 5€ (Normal); 10€ (Apoio)



#Almaraz
#Contaminação radiológica
#Fechar Almaraz
#Pastilhas de iodo

#Prevenção
#Protecção civil
#que descanse em paz
#Simulacrosparaacidentenuclear/radioativo
#Greenpace