Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de novembro de 2019

A Barragem de Cedillo, a prepotência da Iberdrola e um grande problema

http://noticiasdecastelodevide.blogspot.com/2018/09/iberdrola-encerrou-fronteira-de-cedillo.htmlO grave problema na Barragem de Cedilho.Passagem proibida?.

A Barragem de Cedillo, um grande problema 

Texto em reflexão e além disso já em 2016 escrevi sobre este assunto.

   Uma prepotência da Iberdrola, aparentemente!....
  O Governo português tem medo da Iberdrola? Se não tem parece?. Será que já perdemos a nossa soberania? Começo a ter dúvidas!
              Será que o Governo e alguns politicos de carreira são corruptos? Não sei, tenho dúvidas.
   Uma vergonha nacional e impotência de Portugal face aos grandes grupos económicos.
    Será que se trata de corrupção consecutiva ao longo de 40 anos pelo menos?
     Porque será que esta última fronteira terrestre entre Portugal e Espanha não é abolida?
      Para quem desconhece, a proibição de passagem nas barragens já houve noutros casos e nomeadamente aqui em Belver-Ortiga também no Tejo e sempre gerida pela EDP. Neste último caso essa questão foi ultrapassada em 1974/1975.

    Agradeço que o Governo Português e todos os 230 deputados coloquem esta questão em agenda, pois é inadmissível neste século proibir as pessoas de passar na barragem e obrigá-las a fazer 120 kms em vez de 10 kms.

¡Una arrogancia de Iberdrola, al parecer! ...
      Realmente creo que probablemente sea ilegal mantener este pasaje bloqueado, ambos países están en la Comunidad Europea.

    Una vergüenza nacional e impotencia de Portugal hacia los grandes grupos económicos.

     ¿Se trata de corrupción consecutiva durante al menos 40 años?

      ¿Por qué no se abolió esta última frontera terrestre entre Portugal y España?

       Para aquellos que no saben, la prohibición del paso en las represas ya ha sido en otros casos y particularmente aquí en Belver-Ortiga también en el Tajo y siempre gestionada por EDP. En este último caso, esa cuestión fue superada en 1974/1975.



     Estoy agradecido de que el Gobierno portugués y los 230 diputados incluyan este tema en la agenda, ya que es inaceptable en este siglo prohibir a las personas que pasen la presa y hacerlos 120 km en lugar de 10 km.




Obrigado ao Notícias de Castelo de Vide pois teremos forçosamente de voltar a este assunto deste "impeachement" nesta barragem.
>>>>

Clicar na imagem para aceder aos ficheiros.

28 DE SETEMBRO DE 2018


Iberdrola encerrou fronteira de Cedillo “para obras” até quarta-feira dia 24 de Outubro


Foi através de uma (útil) informação do secretário da Junta de Freguesia de Montalvão que se ficou a saber que a Iberdrola encerrou no início desta semana a “fronteira” de Cedillo, alegando a realização de “obras” e até ao dia 22 de Outubro.

Recorda-se que a Iberdrola, empresa espanhola que explora aquela barragem, coloca desde 1992 fortes restrições ao atravessamento da barragem motivadas por “questões de segurança”. 

Das 9 horas de sábado às 22 horas de Domingo
Clicar na imagem para ampliar.

Apesar de estar desde então em vigor a livre circulação entre os dois países o atravessamento desta única “fronteira fechada” da Europa através da barragem apenas é facultado entre as 9 horas de sábado e as 22 horas de Domingo. E desde a passada segunda-feira dia 24 de Setembro até dia 22 de Outubro (segunda-feira) nem isso obrigando as populações vizinhas de ambos os lados da fronteira a percorrerem uma distância de 120 a 150 quilómetros (por Marvão e Valência de Alcântara) quando o podiam fazer apenas por uns 15 a 20 quilómetros.

O atravessamento só estará assim disponível no fim-de-semana de 27 e 18 de Outubro.

Rios Tejo e Sever, uma fronteira natural

O rio Tejo juntamente com o Rio Sever fazem uma fronteira natural que poderá ser atravessada através da barragem de Cedillo construída na confluência de ambos. Mas as autoridades de ambos os lados da fronteira não têm conseguido obrigar a empresa Iberdrola, que também já funciona em Portugal, a franquear esta passagem de uma forma mais permanente.
E a construção de uma ponte já esteve na agenda dos dois países por mais de uma vez mas uma ou outra razão tem acabado por remeter esse projeto para futura consideração; de momento continua sem estar prevista a resolução deste problema. © NCV...<<<