Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

O que é o IC9? Porque o IC9 não atravessa o Tejo e chega a Ponte de Sor?

O QUE É OU ONDE PASSA O IC9, QUAIS OS CONFLITOS EXISTENTES E A CHEGADA À PONTE DE SÔR COM PASSAGEM POR TRAMAGAL OU PERTO DESTA LOCALIDADE. ESTE ITINERÁRIO LIGARÁ O OESTE, PASSANDO PELO RIBATEJO, AO ALTO ALENTEJO. NOVA PONTE NO TEJO.

 Fotomontagem Tramagal/Montalvo
O texto que se segue foi retirado da Wikipédia e pode ter falhas mas até está bastante completo.
"Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O IC 9 é um itinerário complementar de Portugal que, quando concluído, ligará Nazaré a Ponte de Sôr[1] numa extensão aproximada de 104 km.
É uma via ainda em construção - só o troço Nazaré/Alcobaça/N 1 e os troços entre Porto de Mós (junto a Porto de Mós, Fátima, Alburitel, Ourém) e o IC 3 em Tomar se encontram concluídos.
À parte dos troços já referidos existe ainda um outro troço do IC 9 não construído que não deverá ficar directamente ligado aos restantes. Trata-se do troço entre Abrantes e Ponte de Sôr, de 35 km, que se encontra suspenso, visto a concessão Ribatejo, onde estava integrado, ter sido suspensa no início de 2010. A ligação entre Tomar e Abrantes não deverá ser executada devido à complexidade da obra, que teria que atravessar em viaduto a Barragem de Castelo de Bode.
O perfil transversal tipo do IC 9 será globalmente de 2+2 vias nos nós de ligação e de 1+1 nos restantes lanços, sendo acrescentada uma via para ultrapassagem nas zonas de elevada inclinação. O troço já construído conta ainda com cerca de 5 km em perfil de auto-estrada."
Agora escrevo eu De Mattos Sébastien: Penso que não
e obrigatório ligar o IC9 à barragem de Castelo de Bode podendo passar mais a jusante desta..
Na questão da localização para atravessar o rio Tejo: penso que deve ser aquela que tiver menos impacto ambiental o mesmo é dizer onde for a travessia mais curta, no Tejo, que prejudique menos os campos agrícolas e ao mesmo tempo mais perto do Tramagal. Onde foram respeitados estes 3 critérios, então será aí a futura travessia. Na zona onde houver agricultura a futura estrada de ligação deverá ser sobrelevada como é óbvia para evitar cortes nos campos agrícolas e os tractores poderem trabalhar sob a estrada. Obrigado ao Gabinete de Arquitectura do Sardoal MODO por este prototipo de ligação Apesar de ser uma longa travessia não deixa de ser interessante por ir ligar ao nós da A23 de Montalvo.. As fotos juntas são do actual IC2 antiga nacional 1. o que mostra que o IC 9 não tem nada a ver com perfil de auto estrada sendo fácil de executar entre Abrantes e Ponte de 
Sôr. 

Se leu tudo obrigado mas deixo aqui um link de um outro artigo que escrevi sobre a possível- futura - e decisiva ponte sobre o rio Tejo, podendo ser no Tramagal.


este desenho-montagem foi feito por um gabinete de arquitectura da zona de Abrantes e efectivamente seria espectacular se se concretizasse.