Pesquisar neste blogue

sábado, 2 de novembro de 2019

Nova Secretaria de Estado do Ambiente, ou Coesão Territorial no Interior de- Portugal em Ortiga-Mação-Disrupção Lisboa interior


SUGESTÃO PARA ESTE NOVO GOVERNO DE PORTUGAL-XXII GOVERNO DE PORTUGAL
PRIMEIRO MINISTRO ANTÓNIO COSTA-PORTUGAL
MINISTRO DO AMBIENTE DE PORTUGAL
CCDRlvt

 CRIAÇÃO DUMA NOVA SECRETARIA DE ESTADO NO INTERIOR  SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE, OU DA COESÃO TERRITORIAL, EM ORTIGA-Mação distrito de Santarém  e onde se encontram a primeira barragem hidroeléctrica para quem sobe o rio Tejo.  E AGORA em ORTIGA-Mação Portugal.  Aqui no coração do interior e onde tudo acontece de mau, pois além da poluição que passou aqui no Tejo, mais nada acontece. Sim claro temos a desertificação pois aqui não há empregos e as pessoas têm abandonado de forma sistemática este interior. Para quem não sabe, pertencemos à Beira Baixa, mas não pertencemos a Castelo Branco, mas sim a Santarém. Quando damos os primeiros passos em cima da nossa Barragem  no Tejo internacional , Belver/Ortiga, entramos no Alto Alentejo, 500 m mais abaixo e por vezes menos entramos no Ribatejo. Para quem gosta deste tema da interioridade e desertificação do interior, agora chamado de pomposamente... >territórios de baixa densidade<< passe a seguir este meu blog que esteve parado por motivos de saúde durante dois anos e que agora reactivei.

        Chegou a hora de todo o interior se unir e exigir mais  para este interior ostracizado, vilipendiado, e roubado sucessivamente POR TODOS OS GOVERNOS. Roubam os nossos votos e a nossa saúde e os nossos sonhos. Nossos e dos nossos!. Vejam um grande artigo que eu tenho aqui no blog sobre a desertificação do interior. Vejam as minhas sugestões para se resolver esta questão do interior e que já estão nas mãos do Governo actual XXII governo. O repto, que eu deixo a todo o governo, mais a todos os 230 deputados é: mas querem resolver em definitivo esta questão do interior e desertificação ou não?? Se a sua resposta é sim então comece a estudar este blog do SOS RIO TEJO pois tem aqui muita matéria que lhe diz respeito.
 Os nossos votos também são usados de forma irronea e malévola contra nós ou seja, nós votamos no partido a e b e que irão lutar de seguida, contra o interior..  Incrível mas tem-se passado assim nos 
últimos 40 anos, sempre desta forma. 
Todas as Câmaras  deste Interior abandonado, se devem unir em torno das suas associações e serem mais exigentes a esta estranha forma de governar um país. Não é preciso mais partidos ou movimentos em Portugal, basta que as Câmaras se unam.  A CIMBB, o Nerpor, o Nersan,  O Nercab, ADIBB,AEBB, ADRACES, a Pinhal Maior, ADIRN, TAGUS,ADSAICA,TAGUSVALLEY, as diversas CIMs, ADRAL, e depois mais todas as Câmaras Municipais, terão de se unir. para se tornarem mais fortes. Bem estão aqui as principais. uM TERRITÓRIO NÃO PODE SER GERIDO E PLANEADO SÓ COM BASE NUM CRITÉRIO DE AUSÊNCIA OU DIMINUIÇÃO DE VOTOS! .Todos os outros critérios de base territorial terão de entrar nas análises, o que não tem acontecido, até agora
 Não me preocupa a cor politica  mas sim o abandono do interior.
 Sim eu sei que a Apa decidiu investir em Abrantes e numa zona Industrial ((!!)), mas eu proponho uma coisa totalmente diferente...... Uma Secretaria de Estado.....Mas e porquê na Ortiga?  Simples, porque estivemos aqui na Ortiga,  sempre na frente na questão ambiental do rio Tejo e temos todas as condições técnicas para aqui se instalar uma Secretaria de Estado.
Porque temos todos os pontos fortes. Porque temos o nó da A23, porque somos os vigilantes naturais do rio Tejo, porque temos acessos rápidos por auto estrada, e até de comboio eléctrico, porque temos dados por fibra óptica, porque temos o rio Tejo, a barragem de Belver, porque temos diversas outras barragens nas proximidades e dentro do Concelho de Mação por exemplo a Pracana,, porque a famosa Vila Vila Velha de Ródão também está a 15 minutos.  da Ortiga via A23 e etc.


Nota final e sobre mim?: Porque escrevo sobre ambiente? E o que as pessoas gostariam de saber?

  •  Porque gosto, porque me considero Ambientalista por vocação, por nascimento logo herança geracional. Não fique surpreendido, pois isso existe. Porque nasci e cresci aqui na Ortiga junto ao rio Tejo, Porque estudei e estudo muito sobre o ambiente e meio ambiente à escala global.  Agora a digitalização  é global.. Porque domino algumas linguagens,,  (ex o SEO) Porque nasci e vivo aqui na Ortiga em Portugal e o Tejo passa a nossos pés e aqui de cima, do alto de Ortiga, até tiramos as fotos para o rio Tejo, porque esta forma é a minha maneira de ser e  defender o Ambiente e o rio Tejo em Portugal. Tudo em mim é natural. De salientar que trabalho normalmente <pro bono<.. Sim claro, o meio familiar e de ambiente e de  natureza onde nascemos e crescemos tem muita influência na nossa formação e se for até aos 15 anos então será marcante e inalienável-incontornável para toda a nossa vida. O nosso cérebro, forma de ser e de estar no relacionamento com os outros, será gravado no nosso disco duro para sempre. Por isso é tão importante a sensibilização ambiental da juventude!
   Também defendo o Ambiente à escala planetária e estudo os países individualmente, sabendo os seus pontos fortes e fracos e as leis que ratificaram...., ou não! Normalmente assinam, ratificam nas suas Assembleias e depois não cumprem!!.... Conheço os seus erros e crimes ambientais.
 Claro não faço só isto, criei diversos grupos no facebook e outras  sociais, onde presto assistência diária. 90% dos meus escritos, são originais e não necessito de plagiar e além disso o "algoritmo" sabe-o instantaneamente. Além disso já descobri que sou copiado em diversos países, pois trocam o nome do rio e usam e abusam disso. Também faço estudos de mercado e às vezes >pro bono<.  Ou melhor nunca ninguém me pagou nada. .Lamentavelmente às vezes nem obrigado me dizem! Acho que se esquecem! Em 2015 o meu portátil acabou e uma pessoa benemérita, que não quis ser identificada ofereceu-me um notebook novo e um telemóvel novo por defender o rio Tejo. Aleluia!
  Obviamente com todos os estudos que faço, acabo a detectar quais as falhas dos Governos e nomeadamente cá em Portugal. Claro que faço denúncias e conheço a legislação regional, nacional e global, incluindo os Tratados e Acordos Internacionais ratificados.
Pedido: Não me peçam para me deslocar a Lisboa, e comecem a marcar na agenda a colocação duma SECRETARIA DE ESTADO AQUI NA ORTIGA AQUI A OLHAR PARA O RIO TEJO.Mas qual Secretaria de Estado? Sim essa será a questão, pois concordo com a que foi colocada em Castelo Branco, ( a sugestão minha...) mas pode ser uma dependência do Ministério do Ambiente aqui em Ortiga. Chegou a hora das deslocalizações e duma disrupção total em relação a Lisboa.
 Eu só à minha conta já fiz mais que suficiente para esse efeito. Foram centenas de propostas para os diversos Governos, pois não penso em cores políticas mas em regiões, desertificação, e agora chamada de baixa densidade neste nosso País..... e nessa base de pensamento. O meu ideal, discernimento e  racionalismo é outro! Talvez por ter crescido em Aveiro!

 Se há dúvidas perguntem, >>mas porquê aqui na Ortiga a nova futura secretaria de Estado do Ambiente aqui em Ortiga?<< pois temos o motivo, a necessidade, o rio Tejo, o nó da A23, a Barragem do Tejo Internacional, onde até pode ficar aqui um estacionamento da Apa. Também temos antena da Meo aqui na Ortiga e dados por fibra óptica de grande velocidade. Porque eu digo estacionamento? Porque esta minha proposta não é nova e já em anteriores governos a tinha efectuado à Apa, ao Ministério do Ambiente e aos diversos Primeiros Ministros, tendo a Apa seguido a minha proposta, mas tendo optado por investir em Abrantes!!...  Terei de respeitar, mas sempre é melhor estarem em Abrantes do que estar em Lisboa. A Apa e o Ministério do Ambiente durante uma época concentraram todos os serviços em Lisboa e agora chegou a hora de inovar e diversificar, com deslocalizações para o interior.  Está a chegar a hora da mudança,Seja, agora não poderão ficar 2 Delegações próximas (Abrantes e Ortiga a 22 kms...). Mas seria interessante ficarem aqui alguns elementos estacionados e inclusivé para dar apoio aos novos guarda-rios. Sim eu sei que a ARH está e esteve durante muitos anos em Abrantes e uma das intenções da Apa é concentrar tudo numa única delegação concentrando estes serviços.
  Além disso penso que a Apa errou ao optar pela Zona Industrial do Olho de Boi em Abrantes! Numa zona industrial? No meio de fábricas? De fumos e odores? Convenhamos que não será o local apropriado, para uma delegação governamental, para fazer seminários, receberem até delegações do estrangeiro e etc etc.
 Bem não é tudo contra pois tem o nó de acesso à A23 logo junto e  além disso a qualquer momento a Apa pode vender em Abrantes e se deslocalizar a mais de 22 kms..... aqui para a Ortiga!!...
 Além disso penso que tanto o Sepna como o Igamaot se devem aqui concentrar. Ortiga já está no mapa e cada vez estará mais e além disso a poluição vai voltar ao rio Tejo! Porque eu sei isto? Simples, perguntem-me e não pagam nada.

Mais dados positivos aqui da Ortiga para quem não conhece ou deputados ou membros do Governo.
Além do Google Maps deixo aqui mais as seguintes informações que poderão ser úteis.
 ...>Aqui em Ortiga, tem restaurantes, pelo menos 2 e às vezes 3. Tem a praia fluvial, tem o camping, tem a barragem do Tejo Internacional, temos cais de entrada para barcos e cais flutuante de amarração e a partir daqui pode fazer o percurso até à barragem seguinte (50km) do Fratel, é zona de pesca para quem é viciado ou só laser, estamos perto da A.23 e temos nó de acesso, e a sede do Concelho está a 8 minutos, temos 2 estações de comboio, temos a cidade mais próxima a 22 kms, (Abrantes), temos posto médico com medico 2 vezes por semana, temos ambulância do INEM 112 de emergência e Bombeiros, temos correios 2 horas por dia e temos um MB para levantar dinheiro ou fazer pagamentos. Há Residencial (Mansinho) em Mação a 8 minutos, também há o Turismo Rural em Ortiga (Tejada)há alojamento local AL a Galinhola,há Bombeiros na sede de Concelho, e até há Loja do Cidadão! Não chega? Ok Então temos um Tribunal! Tem advogados e Notário, Conservatórias Civil, Comercial e Predial em Mação. Quer ir à igreja? Não tem problema, aqui em Ortiga, há duas igrejas uma católica e outra evangélica, veja no Google. Até temos dois supermercados e vários cafés aqui em Ortiga tendo ambos hi-fi, gratuita. Quer fazer muita compra? Ok então tem um Intermarché a 5 'em Mação. Quer saber mais dados, (ex de base económica) entre em contacto por msn privada e obrigado por ter lido. Mais uma outra você é técnico de TI-Tecnologias de Informação, ok nós aqui temos dados por cabo de fibra óptica, no máximo de transmissão de dados e muita gente não tem! Não precisa de estar a viver nas grandes cidades.. Pode também contactar a Câmara Municipal de Mação, ou a Junta de Freguesia de Ortiga.
Em conclusão há outros bem pior que nós, por isso visite-nos assim que puder. Marque na agenda, ou apanhe um avião, ou veja no Google Maps. É verdade que a Ortiga ficou conhecida derivado a certos focos de poluição e nomeadamente no rio Tejo, que passa a nossos pés, mas isso já foi ultrapassado, . Além disso a poluição vinha de Vila Velha de Ródão-a montante- provocada por entidades conhecidas, ( pelo menos para já) e teremos forçosamente de valorizar os nossos pontos fortes!....
Por exemplo e mais um,.... o facto de aqui não haver industria isso pode até ser um ponto forte!... pensem nisso, ou seja a ausência industrial pode obviamente, ser potenciada!... Disse isso a um presidente de Câmara e este não compreendeu! Ah e ainda vou voltar atrás, você quer fazer uma fábrica, um pavilhão? Ok a Ortiga até tem uma ZI (Zona Industrial legalizada), depois tem a ZI de Mação que está quase esgotada!. E tem um ninho/incubadora de empresas quase esgotada! Você mora onde? No Brasil ou na China?! Ok entre em contacto privado e eu poderei ajudar, e além disso já tenho muitos estudos de mercado feitos! Claro não posso dar os os dados... Qual o seu negócio? Quer saber o quê? Não espere, pois os mercados são dinâmicos e não esperam por ninguém. e além disso agora teremos de pensar global, pois mercados locais já quase não existem Fiquem bem.



Afinal quem eu sou? De onde venho, onde estou e para onde vou>? Cliché!

>>Ambientalista, conheço muita Legislação versus ambiente,Ecossistemas, Directiva do Quadro da Água, Acordo de Albufeira, Tratados Internacionais  RATIFICADOS, e etc.
     Por ex a proposta da criação dos novos guarda rios é 100% minha, por exemplo a criação do Estatuto do Ambientalista, também é 100% minha, embora ainda não foi cumprida,. Foi enviada aos Governos do PSD e PS mas  ainda não foi posta em prática!!..É só preciso um pouco de coragem!Aguardemos!!Já existe noutros países e é mais que justo e normal. Afinal somos meia dúzia em Portugal, e porque temos de custear do nosso bolso a Causa Ambiental? Será isto normal? .Em Democracia a criação deste Estatuto especial é normal! Se alguma vez for criado este Estatuto, deve ficar fora da alçada dos Governos e sugiro,por exemplo, da Presidência da República (pois há que inovar) duma Fundação ou duma Associação, a exemplo do que acontece em Inglaterra em que é a Coroa Britânica a gerir. No fundo a população tem o direito a intervir, fiscalizar e denunciar o que está mal. É o que diz a nossa Constituição,só que isso tudo custa dinheiro. Deixo a sugestão de que deve ser o >Protejo< a gerir este futuro Estatuto Ambiental. Uma coisa é certa como está, está muito mal, pois temos de investir do nosso bolso para proteger o Ambiente que é de todos os portugueses, e até perseguidos e agredidos! É urgente estudar e criar este Estatuto do Ambientalista
Também não estou na politica activa nem autárquica e nem nacional e nem procuro estar. Acontece que não prescindo de intervir através das novas tecnologias, e da linguagem SEO. Trabalho cerca de 18 horas poir dia em Ambiente. Em 2015 cheguei a fazer diversas vezes 24/24 horas para defender o rio Tejo e seus afluentes.. Claro que valeu a pena, pois conseguiu-se manter o assunto do Rio Tejo nas agendas politicas e da comunicação social durante 3 anos consecutivos 2015-2018! Sim eu sei que não fui só eu, fomos um conjunto de pessoas, mas eu sei o que fiz e todo o esforço da minha vida e saúde que despendi. Os governos também souberam o que fiz e continuo a fazer durante muitas horas por dia normalmente 17 horas por dia, pelo menos!. Eu tenho os meus registos, a Apa, Sepna, Ccdrs, Igamaot, MP, PJ, Sis, Governos, e etc todos terão os meus contactos..
E só faço isto denúncias?  Não, também participo activamente junto dos governos na apresentação de propostas e sugestões. E repito presto assistência nos grupos sociais.
Utilizo o meu tempo em prol da sociedade e nisso sou incentivado pela Constituição! Será que existem mais pessoas em Portugal com as minhas características de conhecimentos, dedicação, esforço "pro bono", logo altruísmo.? Gostaria de não ser eu a responder a esta questão e é até deselegante e desapropriado,... mas  Parece que não e não quero ser presunçoso. E fico por aqui.
Estou ou desejo vir a estar na Carreira politica? Negativo. Já estive com 22 anos, saí e não voltei. A minha idade também é considerada ultrapassada agora já com mais de 60 anos. Ninguém sinta o seu lugar ameaçado!. Não pretendo voltar à carreira politica ou só autárquica,, mas apercebo-me perfeitamente que ainda posso ser útil ao meu País e regiões do Interior desertificadas. Ou melhor ainda, eu sou útil diariamente e os governos sabem disso.
  Também não procuro medalhas, diplomas, prémios, ou protagonismo televisivo, radiofónicos e outros do género.. Vivo noutra dimensão, bem diferente da anterior, de ajuda ao próximo e da luta pela preservação do ambiente à escala planetária. 
    Sim confesso que me sentiria agradado com um simples obrigado dos governantes.
     E eu preciso de algo do Governo? Sim, mas é deselegante responder aqui, mas quando quiserem saber perguntem-me. Será que já se interrogaram sobre o que eu fiz pelo ambiente e pelo interior em Portugal nos últimos anos? Fiquem bem

Conclusão, o ideal seria uma delegação governamental ligada ao Ambiente  ou de Coesão Territorial, aqui em Ortiga, e onde até poderia ficar uma delegação da CCDRlvt  e da Cim do Médio Tejo e da Pinhal Maior, no mesmo local e etc etc.  Existem diversos locais possíveis aqui em Ortiga e os terrenos são de preços acessíveis. A Ortiga tem pontos muito fortes. Teremos de inovar e avançar rápido nesse caminho disruptivo.


#OscombóiosdePortugalCPorganizamescursõesparaOrtiga .
 #Ortifire
#Demattossebastien
 #DeMattossebastienortifire
 #Demattossebastienstove
#OrtigaPortugal
#OrtigaMação
#PontosfortesemOrtiga
#ZonasindustriaisemOrtigaMação
#RioTejoOrtigaMação
#ComercioindustrialazerOrtigaMação
#OrtigapraiafluvialbarragemnorioTejointernacional
#OrtigaeA23com3capitaisdedistritoa75kms
#OrtigacomA23eSantarémPortalegreeCasteloiBrancoa75kms
#PraiafluvialepescaemOrtiga
#ALalojamentolocalemOrtigaTejadaeAnaRibeirinho
#ACPcombóiosdePortugalorganizaescursõesparaOrtigavejaisso

#Ministériodoambienteportugal
#MinistradaCoesaoTerritorial
#SecretariadeEstadodaCoesaoTerritorialnointerioremOrtigaPortugal

https://sos-riotejo.blogspot.com/


#DeMattossebastienambientalistPortugal
#environmentalistDemattossebastienportugal
#ecologistdemattossebastienportugaldefesadoplanetaterra
#TagusRiverPortugal
#Tagusriverwithlittlewater
#PlanetaTerrasustentabilidadeambienteecologia